O Brasileirão 2023 trouxe alegrias para os torcedores botafoguenses: não bastasse estar na liderança, a equipe apresenta um futebol com qualidade muito acima de outros grandes, como Palmeiras, Flamengo e Grêmio.
O Botafogo não deu muita atenção para o ditado de que “a melhor defesa é o ataque”. O time não apenas é o líder em gols marcados como também é o que menos sofreu.
Desempenho do ataque
Em 25 jogos até o momento, o Fogão marcou nada menos que 40 gols, 28 deles em casa e 12 fora, o que mostra um excelente aproveitamento do fator casa.
Os torcedores botafoguenses são também responsáveis pelo sucesso do time, pois cada jogo em casa conta com uma média de 20.290 pagantes. O número total é um pouco maior em razão das gratuidades previstas por lei.
Desempenho da defesa
Não adianta nada ser uma máquina de gols com uma defesa que é uma verdadeira peneira. Novamente o time do Botafogo mostra que equilíbrio é a palavra-chave do time.
Nas 25 partidas disputadas, os números do Fogão impressionam: apenas 16 gols sofridos, seis em casa e 10 fora.
O time contra com um elenco defensivo muito bem montado, pois o entrosamento entre os zagueiros Víctor Cuesta e Adryelson se unem às excelentes atuações do goleiro Lucas Perri, convocado em agosto para a Seleção Brasileira.
Vencendo obstáculos
Mesmo com a troca do técnicos no meio do caminho, o Botafogo seguiu firme no topo da tabela, posição que está desde a terceira rodada, quando despachou o Flamengo no Maracanã por 3 X 2.
O Botafogo começou o campeonato sob a batuta do português Luís Castro e manteve um ótimo desempenho.
Contudo, a investida maciça do clube saudita Al-Nassr convenceu o treinador, que deixou o clube nas mãos do conterrâneo Bruno Lage, que assumiu a equipe em 8 de julho.
Outro baque no time foi a derrota para o argentino Defensa y Justicia por 2 X 1 em 30 de agosto pela Copa Sul-americana. O Fogão perdeu por 3 X 2 no agregado, já que havia empatado a partida de ida em 1 X 1.
Próximo jogo
O Botafogo enfrentará o Fluminense fora de casa no domingo (08), às 16h (horário de Brasília), no Maracanã pela 26ª rodada do Brasileirão

