O Amazonas se tornou o 29° clube diferente a conquistar um título de Brasileirão Série C após derrotar o Brusque por 2 a 1, neste domingo (22), no estádio Augusto Bauer. A vitória foi de virada.
O Vila Nova lidera o ranking de vencedores. O clube goiano é o único tricampeão da lista. Com dois títulos cada, Ituano e Atlético-GO ocupam a vice-liderança. 26 clubes que venceram o torneio apenas uma vez completam o ranking.
A lista de campeões da Série C possui destaques do futebol nacional como, por exemplo, Fluminense e Red Bull Bragantino. O América-MG, mais um clube que está na elite do Brasil, também tem um título.
Outros vencedores do campeonato, atualmente, estão na Segunda Divisão nacional. São os casos, por exemplo, de ABC, Mirassol, Novorizontino, Avaí e Criciúma.
Clubes que estiveram em condições esportivas melhores num passado não tão distante como Remo, Santa Cruz, Brasiliense, Macaé, Oeste e Paulista de Jundiaí (que até venceu a Copa do Brasil e disputou Libertadores) também já conquistaram a Série C.
Veja, a seguir, a lista de todos os campeões do Brasileirão Série C
- Vila Nova – 3 títulos
- Ituano e Atlético-GO – 2 títulos
- Amazonas, Oeste, Joinville, ABC, América-MG, Santa Cruz, Boa Esporte, Náutico, Mirassol, Operário, CSA, Red Bull Bragantino, Macaé, União Barbarense, XV de Piracicaba, Sampaio Corrêa, Novorizontino, Tuna Luso, União São João, Avaí, Fluminense, Remo, Olaria, Brasiliense, Paulista de Jundiaí e Criciúma – 1 título
Brusque x Amazonas: resumo do jogo
Conforme já destacado, o Amazonas venceu o Brusque por 2 a 1. A vitória foi de virada. Guilherme Queiroz inaugurou o marcador para o time de Santa Catarina após cobrança de pênalti.
No entanto, Diego Torres e Sassá, artilheiro da Série C 2023 com 17 gols marcados, asseguraram o primeiro título nacional para o clube fundado em 2019.

