Cleber Machado aprova final em jogo único e aponta se há favoritismo em Fortaleza x LDU
Narrador fará a sua primeira decisão como contratado do SBT; jogo pode dar inédito título ao Leão do Pici
Cleber Machado, narrador do SBT
Com pouco menos de quatro meses de SBT, Cleber Machado terá na tarde deste sábado (28) a sua maior missão no canal: narrar a grande final da Copa Sul-Americana, entre Fortaleza x LDU, às 17h (horário de Brasília), diretamente do estádio Domingo Burgueño, em Punta del Este, no Uruguai.
O Torcedores.com conversou com o narrador, que entre alguns pontos abordados, falou sobre a polêmica final em jogo único. Pela quinta vez seguida o título da competição será decidido em campo neutro. Apesar de muitos colegas criticarem a medida implantada pela Conmebol desde 2019, Cleber Machado aprova, mas faz ponderação em relação à dificuldade de logística pra quem quer acompanhar o duelo único.
“O assunto é meio polêmico, a maioria não concorda, eu pessoalmente acho legal a final em jogo único. Acho que dá um gás diferente, um clima ainda mais decisivo do que em jogos de ida e volta. Talvez aqui na América do Sul, a Conmebol poderia pensar mais carinhosamente nos locais escolhidos para os jogos, por questão de transporte, distâncias, é diferente da Europa”, argumentou.
Cleber Machado ficou em cima do muro em relação ao favoritismo no duelo entre Fortaleza x LDU, mas não escondeu a torcida pelo título inédito do Leão do Pici.
“É difícil apontar favorito em jogo decisivo. A LDU é um time experiente, rodado, já tem títulos da Libertadores e Sul-Americana, é uma das principais forças do futebol do Equador, tem melhorado, tem jogadores importantes … Penso que o Fortaleza é uma das equipes que mais merece elogios nessas últimas temporadas, pela reestruturação feita, pela manutenção de um trabalho. Não tenho um favorito para o jogo, mas torço para o Fortaleza ser campeão”, comentou.
VEJA TAMBÉM: Fortaleza x LDU: Nadine Basttos aponta se final em jogo único é melhor para o árbitro
Veja outros trechos da entrevista com Cleber Machado
Diferencial do Fortaleza
“Penso que o título para o Fortaleza seria mais uma coroação e prêmio todo esse trabalho que tem sido feito. O diferencial é que o Fortaleza está pensando num orçamento do clube de uma maneira muito profissional, optou por ter dirigentes, do presidente aos seus executivos que recebem salário e isso faz com que eles se dediquem integralmente ao clube. O diferente é você ter uma visão esportiva, administrativa, de faturamento, de marketing. No futebol, você contratar os técnicos convictamente e mantê-los. Pra se ter uma ideia, o técnico mais antigo do Fortaleza, com mais jogos, foi Moésio Gomes, que também foi jogador do clube. Os dois outros técnicos com mais jogos são: Vojvoda, em segundo, e Rogério Ceni, em terceiro, e isso se está traduzindo em bons resultados dentro de campo, além de o clube passar a ser mais atraente para o jogador de futebol.”
Título do Fortaleza seria o mais impressionante do futebol brasileiro?
“Não sei. Acho que todo título é bom e deve ser comemorado. O Brasil tem cinco títulos da Sul-Americana, com quatro times campeões, o Athletico-PR, o São Paulo, Internacional e a Chapecoense. Mas acho que nesse instante, o título do Fortaleza seria o principal da história dos 105 anos do clube.”
Expectativas para narrar a primeira final pelo SBT
“Expectativas sempre positivas para a grande decisão, a viagem está sendo boa, estou aqui desde terça-feira com parte da equipe, está tudo lindo, cidade boa e gostosa, com friozinho…”
Há preparação especial para a cobertura?
“Nenhuma. É acompanhar o noticiário dos dois times, quando tenho a oportunidade conversar com alguém especialmente do Fortaleza, é ver o movimento da torcida, ficar por dentro das características dos times e o que está rolando na preparação”.

