Jesús Valenzuela, árbitro venezuelano
Fortaleza x LDU decidem na tarde deste sábado (27), às 17h (horário de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, em Puntal del Este, no Uruguai, o título da edição 2023 da Copa Sul-Americana. Um dos pontos que gera maior preocupação entre os torcedores é em relação à arbitragem.
O Torcedores.com conversou com Nadine Basttos, comentarista de arbitragem do SBT. Para a ex-árbitra-assistente, o fato de a decisão ser em jogo único diferencia a preparação e acaba beneficiando o árbitro.
“Quando a final é única, o árbitro não carrega a carga do primeiro jogo, que, muitas vezes, pode ter decisões equivocadas trazendo, ainda mais, pressão para a arbitragem. Já na decisão única ele vai contar apenas com o seu trabalho, o que, na minha opinião, é melhor para o árbitro”, explicou Nadine Basttos.
A edição 2023 será a quinta com final em jogo único. A Conmebol acabou escalando o venezuelano Jesús Valenzuela para apitar o duelo tão esperado. Nadine aprovou a escolha.
“O árbitro venezuelano está vivendo a melhor fase da sua carreira. Desde a temporada passada, vem demonstrando uma evolução e mantendo boas atuações. Trabalhou em dois jogos da Copa do Mundo do Qatar e nesta temporada esteve em 11 partidas da Libertadores, inclusive no jogo da volta da semifinal, entre Internacional e Fluminense, onde teve uma excelente atuação”, opinou.
A ex-árbitra-assistente rema contra a maré na imprensa esportiva e admite que curte final em jogo único.
“Acho que o jogo é mais intenso, a entrega dos jogadores aparentemente é maior, tem apenas uma chance para levar o título, um jogo onde não se pode errar”, argumentou.
E para finalizar o bate-papo, Nadine deixou o seu palpite para Fortaleza x LDU.
“Final é sempre um jogo difícil, as duas equipes batalharam muito para estar vivendo esse momento, é difícil apontar um favorito, mas o meu palpite é que o Fortaleza leva esse título”, palpitou.
SBT transmite Fortaleza x LDU
A equipe de transmissão do SBT terá a narração de Cleber Machado, com comentários de Mauro Beting e Nadine Basttos. As reportagens ficarão sob responsabilidade de Eduardo Trovão e André Galvão.
14 profissionais estão envolvidos na cobertura no Uruguai. O número não leva em conta os responsáveis pela técnica do caminhão.
O pré-jogo terá início às 16h, com comando de Fred Ring (dos estúdios do SBT, em São Paulo).

