Mauro Beting, comentarista do SBT
Chegou o grande dia! O Fortaleza faz contra a LDU na tarde deste sábado (27), às 17h (horário de Brasília), no estádio Domingo Burgueño, em Punta del Este, no Uruguai, a grande decisão da Copa Sul-Americana 2023. O SBT exibirá a finalíssima para todo o Brasil e com equipe de transmissão presente na cidade uruguaia, incluindo o comentarista Mauro Beting.
O Torcedores.com conversou com o jornalista, que falou das suas expectativas para a partida, destacou o diferencial da sensação Fortaleza e exaltou a gestão do clube, segundo ele, um exemplo para o mundo.
“O diferencial do Fortaleza é exatamente tudo que ele planta desde um pouquinho antes do Centenário, sobretudo no ano do Centenário, quando volta à Série A e volta pra ficar. É uma estatística que equipes que chegam à Série A, em média duram três temporadas. Olha o que tem feito o Fortaleza e olha o que fez na temporada passada quando fez um turno horrível (Brasileirão), conseguiu se recuperar de novo e agora faz uma Sul-Americana bárbara. Pode até não ganhar, o que é do futebol, ainda mais em jogo único em campo neutro, e contra um adversário que já tem Sul-Americana, já ganhou Libertadores e mais história e não apenas por Quito”, afirmou Mauro Beting, que seguiu enaltecendo o Leão.
“O que faz o Fortaleza é exemplo para o Ceará, para o Nordeste, para o Brasil, para a América e para o mundo. Sem tanto dinheiro, sombreando e superando muita gente. Dá pra fazer futebol assim, com paixão, sobretudo sobriedade e administração austera, mas sentindo um torcedor apaixonado como o de tantos, mas poucos com história tão bacana como tem sido feita a do Fortaleza desde 2018”, acrescentou.
VEJA TAMBÉM: Fortaleza x LDU: Nadine Basttos aponta se final em jogo único é melhor para o árbitro
Veja outros trechos da entrevista com Mauro Beting sobre as expectativas de Fortaleza x LDU
Final da Sul-Americana tem favorito? E qual o palpite?
“Tem ligeiro favorito, o Fortaleza. Não sei se é favoritismo ou torcida da minha parte e de todo timaço do SBT, mas é uma torcida não é porque é brasileiro, mas porque faz muito bem-feito com o Marcelo Paz (presidente), foi com o Rogério Ceni (técnico), tem sido com o Vojvoda e com os jogadores que têm. É um trabalho bárbaro, exemplo para Fortaleza, para o Ceará, para o Nordeste, para o Brasil e para a América do Sul. Sem tanto dinheiro, gera futebol, essa paixão centenária do Fortaleza e fazendo toda a diferença contra uma equipe que foi campeã sul-americana em 2019, a própria Libertadores de 2008 e que tem mais camisa. LDU merece todo respeito, mas acho que dá Fortaleza: 2 a 1 na prorrogação.”
Haverá ‘herói improvável’?
“É do futebol, até mais do sul-americano do que do europeu o herói improvável, mas não acho que vai ter. Pra mim o jogador do Fortaleza e da Sul-Americana é o Caio Alexandre. Não sei se ele vai fazer o gol. Mas vai ser o Lucero ou alguém que vem de trás, de repente até o Marinho. É até interessante porque o Marinho, que pode ou não ser titular, foi o melhor jogador da Libertadores 2020. Então, vou de Caio Alexandre. Não será o herói improvável, mas será o herói possível.”
Qual jogador da LDU merece maior atenção do Fortaleza?
“Eu vou pelo óbvio. É o Guerrero, é um cara com experiência em Bundesliga, pelo Bayern de Munique, campeão do mundo há 11 anos pelo Corinthians, é o melhor nome da LDU não só pela história que tem. Há outros bons jogadores como o Martinez, o capitão Piovi, o goleiro é bom, é um bom time. Tem bola pra ganhar do Fortaleza. Mas até por ser atacante e conhecendo muito de futebol, o cara a ser a bem marcado é, sem dúvida, o Guerrero”.

