Segundo um estudo publicado pela CIES Football, empresa suíça especialista em dados esportivos, Red Bull Bragantino e Palmeiras possuem as médias de idade de contratações mais baixas entre os 20 clubes do Brasileirão Série A.
Ainda, o estudo engloba, além de jogadores contratados, atletas oriundos das categorias de base dos clubes, e vale a partir da idade em que foram efetivados no time profissional.
Portanto, o Red Bull Bragantino, time do interior de São Paulo, é o líder do ranking e soma 21.8 anos de média; enquanto o Palmeiras, que vem logo a seguir e soma 23.2.
Vale lembrar que o Verdão perdeu para o Red Bull Bragantino por 2 a 1, na noite do último domingo (01.10), no Estádio Nabi Abi Chedid, em Bragança Paulista, em jogo válido pela 25ª rodada do Brasileirão Série A.
Na sequência, o ranking tem o Corinthians e o São Paulo, que fecham o pódio, empatados com 24.4. Apesar de ter uma das maiores médias de idade entre os titulares, o Timão tem um elenco de veteranos, com muitos contratados ainda ao longo da última década, como Cássio, Fábio Santos e Fagner.
O Palmeiras valoriza os jogadores da base
Nesse sentido, o técnico Abel Ferreira valorizou o atual elenco do Verdão, e ainda brincou que será acusado de trabalho infantil por colocar tantos jovens dentro de campo.
“Há que valorizar o trabalho desse grupo e o que já conquistamos. Temos que valorizar o trabalho dos jogadores que atuaram hoje. Qualquer dia vou ser acusado de trabalho de crianças, pois eles não são maiores de idade e vou ser acusado por colocar meninos para trabalhar sem idade para trabalhar”, brincou Abel Ferreira na coletiva pós-jogo.
Vale citar que as duas únicas contratações do Palmeiras para 2023 foram de jovens atletas, com Artur que tem 25 anos e Richard Ríos que tem 23 anos.
Por fim, Abel Ferreira já deixou claro que o Verdão tem uma estratégia definida que é de buscar jogadores que façam a diferença ou apostar na base do Palmeiras.

