Após a eliminação para o Boca Juniors na semifinal da Libertadores, o Palmeiras voltou a campo neste domingo (08) e foi derrotado em um clássico. Diante do Santos, na Arena Barueri, até abriu o placar com Zé Rafael, mas viu o Alvinegro Praiano vencer por 2×1 de virada.
O resultado negativo escancarou o quanto o Verdão sente falta de Dudu. Desde que o ídolo teve constatadas ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho direito e lesão no menisco, no fim de agosto, a equipe venceu apenas uma das oito partidas realizadas. O triunfo foi o “suado” 1×0 sobre o Goiás, no Brasileirão Série A, marcado pela polêmica de Breno Lopes com a torcida alviverde. Ainda, soma quatro empates e três derrotas.
O Palmeiras encerrou a 26ª rodada do torneio nacional na 4ª posição, com 44 pontos, 11 a menos que o líder, Botafogo. A distância parece muito grande a esta altura da competição, sendo mais provável que a meta do clube neste ano seja obter a vaga direta para a Libertadores 2024.
Para isso, o Verdão terá uma “folga” no calendário. Por conta da Data Fifa, período destinado aos compromissos das seleções, o técnico Abel Ferreira e seus comandados voltam a campo somente na outra quinta-feira (19), às 19h, quando recebem o Atlético-MG. Antes disso, o elenco palestrino terá mais de uma semana para treinar e mirar uma reabilitação na reta final de temporada.

