O foco do Vasco está direcionado à luta contra o rebaixamento à Série B do Brasileirão. No entanto, o clube tem muitas coisas as serem resolvidas internamente, entre elas a permanência ou não de atletas para a próxima temporada. Nada menos do que 11 jogadores têm contrato se encerrando no fim de dezembro.
Dos 11, cinco têm contrato de empréstimo próximo do fim, casos do goleiro Ivan (emprestado pelo Zenit, da Rússia), o lateral-direito Paulo Henrique (emprestado pelo Atlético-MG), o zagueiro Robson (emprestado pelo Nice-FRA), o meia Praxedes (emprestado pelo Red Bull Bragantino) e o atacante Sebastián Ferreira (emprestado pelo Houston Dynamo-EUA). Desses, apenas Praxedes têm tido sequência entre os titulares de Ramón Díaz e caso queira prolongar o vínculo, o Vasco precisará entrar em acordo com o Massa Bruta pela aquisição dos direitos econômicos do meio-campista.
Os outros seis jogadores com contrato se encerrando em dezembro são: o lateral-direito Gabriel Dias, os zagueiros Maicon e Miranda, o volante Zé Gabriel, o meia Alex Teixeira e o atacante Rossi.
Alex Teixeira, que vinha tendo espaço com o antigo técnico Mauricio Barbieri, tem sido pouco aproveitado por Ramón Díaz e é improvável que permaneça para 2024.
Jogadores do Vasco com contrato até 31 de dezembro de 2023
Ivan (empréstimo do Zenit, da Rússia)
Gabriel Dias
Paulo Henrique (empréstimo do Atlético-MG)
Robson (empréstimo do Nice, da França)
Maicon
Miranda
Zé Gabriel
Praxedes (empréstimo do Bragantino)
Alex Teixeira
Rossi
Sebastián Ferreira (empréstimo do Houston Dynamo, dos Estados Unidos)
Situação do Gigante da Colina no Brasileirão
Com o empate contra o São Paulo, o Vasco se manteve no Z-4. A equipe ocupa a 17ª colocação, com 27 pontos ganhos, um atrás do Bahia, 16º.
O Gigante da Colina volta a campo no próximo dia 18 (quarta-feira), às 21h30, contra o Fortaleza, em São Januário.

