Thais Magalhães/CBF
O Brasileirão Série B vai chegando em suas rodadas finais e a disputa pelo acesso segue forte entre os times. Nada mais do que dez equipes tem alguma chance de poder conseguir uma das quatro vagas para a disputa da Série A de 2024.
São mais cinco rodadas e 15 pontos a serem disputados entre os times. Em dados do GE e da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), a média que pode dar o acesso para os times em 2023 é de 67 pontos, com até mesmo 64 pontos, uma projeção feita na média do quarto colocado, podendo dar a vaga.
Nestas projeções, quem praticamente teria a vaga na elite do futebol brasileiro garantida é o Vitória. Líder da competição, o Rubro-Negro tem 64 pontos e estaria dentro de uma das projeções de pontuação para a vaga. E, se vencer ao menos um dos cinco jogos que restam, chegaria aos 67 e teria praticamente o acesso em mãos. E isto pode acontecer neste domingo (29), diante do Juventude.
Sport e Atlético-GO tem 59 pontos e dividem a vice-liderança da Série B. Se a projeção de 64 pontos para o acesso for a mais correta, mais duas vitórias (seis pontos) dariam a vaga a pernambucanos e goianos. Caso seja a de 67 como pontuação mínima, nove pontos (três vitórias) darão o acesso.
Com 56 pontos, em quarto lugar, o Juventude teria que ganhar entre nove (64 pontos) e 12 (67) pontos para poder conseguir a vaga. Logo atrás, Guarani (55 pontos), Criciúma (54), Novorizontino e Mirassol (ambos com 53) também tem chances de vaga, mas também além de somar pontos, teriam que depender demais dos tropeços dos times que estão acima da tabekla.
Até mesmo Vila Nova (51 pontos) e CRB (49) também tem chances de vaga, assim estendendo aos dez primeiros tais chances de acesso, mas no caso destes dois últimos, teriam que vencer praticamente todos os jogos que lhe restam e torcer para que os adversários não consigam tais pontos. O que deixam tais equipes com as situações mais ‘remotas’ para subir
Nesta quinta-feira (26), se inicia a 34ª rodada, e já na sexta-feira (27), três confrontos (Ceará x Sport, Guarani x Botafogo-SP e Novorizontino x Ponte Preta) podem mexer com tais projeções dependendo dos resultados.

