O Brasileirão Série C 2023 vivenciou neste domingo (08) os dois últimos jogos decisivos na definição de ascensão para a segundona da próxima temporada, e emoção não faltou, nos confrontos repleto de chuva e gramados em condições complicadas.
Com o passaporte já carimbado, o Brusque recebeu o São José e ficou no empate sem gols. O time gaúcho ainda reunia chances de acesso e chegou a marcar no último minuto. Contudo, após verificação no VAR, o tento foi invalidado, gerando uma enorme polêmica e uma demora expressiva.
No outro embate do dia, Operário-PR e São Bernardo disputaram a última vaga, e a partida ficou marcada pela longa paralisação, em decorrência das fortes chuvas que assolam os estados da região sul do país. O gramado do Germano Krügger ficou impraticável para o jogo, com intervenção da arbitragem.
Depois da interrupção, o Fantasma, detentor da melhor campanha na primeira fase, conseguiu o tento da vitória aos 42 minutos da segunda etapa. O golaço enlouqueceu a torcida alvinegra, depois do time parar em Alex Alves por diversas vezes.
No último sábado (07), Amazonas bateu o Botafogo-SP pelo placar de 2 a 0, e carimbou a vaga na grande final da Série C, bem como ascendeu à segundona de 2024. O outro acesso foi preenchido pelo Paysandu. O time nortista foi derrotado pelo Volta Redonda, mas selou o passaporte pelo saldo de gol (1 a -1).
SÉRIE C 2023 EM DETALHES
Times que subiram: Brusque, Amazonas, Paysandu e Operário
Times rebaixados: Manaus, América-RN, Altos e Pouso Alegre
Final: Brusque x Amazonas (segundo jogo em Santa Catarina)
Melhor campanha na primeira fase: Operário-PR – 36 pontos em 57 possíveis
Pior campanha na primeira fase: Pouso Alegre – 12 pontos em 57 possíveis

