Rafinha em Barcelona x Porto
O Barcelona derrotou o Porto, de virada, por 2 a 1 na noite desta terça-feira (28), no Estádio Olímpico Lluís Companys, em jogo da penúltima rodada do Grupo H da Champions League. Pepê abriu o placar para os visitantes, porém, o Barça reverteu a desvantagem com gols de João Cancelo e João Félix.
Com o resultado, o Barcelona foi aos 12 pontos ganhos, assumiu a liderança isolada do Grupo H e de quebra garantiu a classificação antecipada às oitavas de final. Já o Porto seguiu em segundo, com nove, e está a um empate de confirmar a vaga no mata-mata.
Primeiro tempo movimentado
O Barcelona iniciou o jogo com domínio da posse de bola e buscando espaços no sistema defensivo adversário. A primeira chance clara veio aos nove minutos. Raphinha aproveitou ótimo passe de João Cancelo e finalizou cruzado para grande defesa de Diogo Costa.
A partir da metade do primeiro tempo, o Porto arriscou mais subidas ao ataque e passou a incomodar o Barça. Taremi chegou a balançar as redes aos 26, porém, o assistente flagrou o impedimento do atacante iraniano. Dois minutos depois, os Dragões azuis e brancos quase abriram o placar em chute cruzado do brasileiro Galeno. Iñaki Peña praticou importante defesa.
O Porto aproveitou o seu melhor momento para abrir vantagem. Aos 29, Taremi carimbou Koundé. Na sobra, Galeno chutou para defesa de Peña. No rebote, o brasileiro Pepê, em posição legal, mandou chute cruzado na rede.
O Barcelona reagiu rápido e conseguiu o empate aos 31. João Cancelo chamou a responsabilidade, fez linda jogada individual, deixou João Mário na saudade, invadiu a área e bateu no canto esquerdo de Diogo Costa, deixando tudo igual.
O Barça desperdiçou chance clara para virar o placar aos 34. João Félix recebeu de Raphinha e chutou por cima do gol.
O time visitante não se limitava a ficar no campo de defesa e voltou a assustar aos 43, quando Varela arrematou para Peña espalmar.
Barcelona é superior no segundo tempo
O Barcelona voltou para a etapa final bastante ligado e com menos de 30 segundos carimbou a trave adversária em chute de João Félix. Aos dois, o atacante recebeu de João Cancelo e mandou chute rente à trave.
Melhor em campo, o Barça conseguiu a virada aos 12. João Félix tabelou com João Cancelo e dentro da área finalizou sem chances de defesa para Diogo Costa.
O Porto não conseguiu repetir o bom futebol do primeiro tempo e só conseguiu ameaçar de fato o adversário aos 34, quando Pepê, sem marcação, dominou mal uma bola dentro da área e não conseguiu finalizar a gol.
Por outro lado, o Barça perdeu boas chances para ampliar em contragolpes, duas delas com Ferrán Torres, que substituiu João Félix, aos 29.
Aos 42, Raphinha quase fez golaço de bicicleta ao parar em grande defesa de Diogo Costa.
Nos acréscimos, o Porto tentou o empate em contra-ataque. Francisco Conceição finalizou para defesa tranquila de Peña.
Próximos jogos das equipes na Champions League
O Barcelona volta a campo no próximo dia 13 (quarta-feira), às 17h (horário de Brasília), contra o já eliminado Antwerp, no Bousilstadium. No mesmo dia e horário, o Porto recebe o Shakhtar Donetsk, no Estádio do Dragão.

