Foto: Michael Regan/Getty Images
Ah o futebol e seus detalhes podem fazer com que você ‘cobre’ um árbitro de maneira equivocada e isso pode ser que seja um erro de paralaxe. Mas, o que é paralaxe?
O conceito é utilizado por astrônomos para medir a distância entre objetos no céu, mas também pode permitir que lances polêmicos no futebol sejam devidamente esclarecidos.
Para entender a paralaxe é simples: estique o braço e, com o polegar, tape um objeto ao fundo, aí feche o olho direito. Depois, troque e feche o olho esquerdo. O objeto se deslocou, correto? Isso é paralaxe.
Na verdade, é um deslocamento aparente de um objeto por conta da mudança do ponto de vista de quem estava observando.
A paralaxe no futebol
No futebol a paralaxe pode ser usada, por exemplo, para explicar as grandes ‘brigas’ entre os torcedores e árbitros em lances de impedimento.
Assim, ao traçar uma linha de impedimento, o referencial é o campo, e nunca a visão que temos em uma transmissão de TV, por exemplo.
O ser humano tem dificuldade em fazer o traçado geométrico que vai levar o referencial para o campo. A mudança de referencial é algo muito complicado.
Portanto, os torcedores podem ter uma visão aparente de um impedimento que deveria ter sido marcado pelo árbitro, mas não foi.
Com isso, a explicação está na posição em que os torcedores se encontram, que pode dar uma visão distorcida do lance.
Um erro de paralaxe é um erro que acontece quando se encontra em uma posição de observação que não dá uma verdadeira posição dos jogadores.
Para isso, o árbitro precisa estar em uma boa posição, justamente para ter o campo como referência.
Evidentemente, em alguns casos, não será possível fazer a análise com um rápido golpe de vista humano, e aí que a tecnologia do VAR entra em campo.
Por fim, a paralaxe explica que dependendo do ângulo que olhamos, parece que a bola saiu, mas com imagens de cima, tendo a linha de fundo como referência, pode até ser que faltou muito para a bola cruzar totalmente a linha.

