Home Futebol Botafogo é um dos lanternas no returno do Brasileirão; veja os números

Botafogo é um dos lanternas no returno do Brasileirão; veja os números

Glorioso perdeu mais uma na Série A para o Vasco nesta segunda (06) e vê título brasileiro seriamente ameaçado

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.

Vitor Silva/Botafogo

Toda a “gordura” que o Botafogo acumulou no primeiro turno do Brasileirão Série A foi perdida na segunda metade da competição. Ontem (06), o Fogão foi derrotado novamente. O Vasco levou a melhor no clássico no São Januário e venceu o rival por 1 a 0, com gol de Paulo Henrique no primeiro tempo.

PUBLICIDADE

Com o terceiro revés seguido do Glorioso, o clube carioca divide a liderança do Campeonato Brasileiro com o Palmeiras. Ambos têm 59 pontos, mas o Botafogo tem uma partida a menos que o Verdão. Na terceira colocação, está o Red Bull Bragantino com 58 e também com um jogo pendente para realizar.

Botafogo só é melhor no returno do que América-MG e Coritiba

No returno do Brasileirão Série A, o Fogão tem a terceira pior campanha. Desde a 20ª rodada, o Botafogo supera apenas os dois times que estão virtualmente rebaixados: América-MG e Coritiba. A equipe da Estrela Solitária é o 18º no segundo turno com 12 pontos nas últimas 12 partidas. Já o Coelho somou 11 e o Coxa apenas nove pontos.

A derrota para o Vasco desta segunda-feira (06) foi a sexta do Botafogo no segundo turno. Na campanha, o time comandado por Lúcio Flávio conseguiu três vitórias e três empates. Foram 13 gols marcados e 13 sofridos nos 12 jogos mais recentes.

O Fogão é o segundo time que mais perdeu no período, ao lado de Fluminense, Cuiabá e América-MG, todos também com seis derrotas. Apenas o Coritiba foi mais vezes superado, num total de 10 reveses.

O aproveitamento do Botafogo a partir da 20ª rodada é de apenas 33,33%. Em comparação com o primeiro turno, o Glorioso encerrou com 82,46% e 47 pontos. Foram 15 vitórias em 19 partidas, além de dois empates e duas derrotas. A vantagem construída na primeira metade do Brasileirão Série A para o segundo colocado foi de 13 pontos. No caso, Grêmio e Palmeiras somaram 34.

PUBLICIDADE

Conforme dados estatísticos do Sofascore, o Botafogo é o 16º no returno em toques para marcar gol com 36,4% e 575. O Glorioso ainda é o 17º em eficiência ofensiva (-2.6) e o 18º em conversão de chances claras (33%).

Na próxima rodada, o Botafogo irá enfrentar um rival direto na disputa pelo título brasileiro. A partida contra o Grêmio será no São Januário nesta quinta-feira (09), às 20h (horário de Brasília), já que o Nilton Santos está cedido para os shows da banda RBD.