Chances de título, Libertadores e mais: veja as estatísticas do Brasileirão Série A após a 31ª rodada
Vitórias do Palmeiras e Santos frente Botafogo e Flamengo foram destaque do Campeonato Brasileiro neste meio de semana
Divulgação
A 31ª rodada da Série A do Brasileirão acirrou novamente a briga pelo título, além de trazer mudanças principalmente na luta contra o rebaixamento.
A vitória de virada do Palmeiras frente o Botafogo fez a equipe carioca sair de 80% de chances de título para pouco mais de 60%, mas ainda dependendo de si para conquistar a taça.
Já na briga por vaga na Libertadores segue intensa, com o Atlético-MG assumindo a 5ª posição ao vencer o Fortaleza e o Athletico Paranaense perdendo oportunidade de assumir a 6ª colocação ao ser derrotado pelo Corinthians.
Na parte debaixo da tabela o destaque fica para o Santos, que venceu o Flamengo de virada, além do Vasco que superou o Cuiabá fora de casa. Por outro lado, o Cruzeiro se aproximou do Z4 ao ser derrotado pelo São Paulo.
Veja abaixo como ficaram as estatísticas atualizadas do Brasileirão após a 31ª rodada (dados do site Probabilidades no Futebol – Departamento de Matemática da UFMG)
Título
- Botafogo – 60.1%
- Red Bull Bragantino – 20.1%
- Palmeiras – 13.6%
- Grêmio – 3.7%
Vaga na Libertadores da América (G6)
- Botafogo – 99.95%
- Red Bull Bragantino – 98.5%
- Palmeiras – 98.3%
- Grêmio – 90%
- Atlético-MG – 85.3%
- Flamengo – 62.4%
- Athletico Paranaense – 43.6%
- Fluminense – 10.9%
- Fortaleza – 9.7%
Rebaixamento
- América-MG – 99.99%
- Coritiba – 99.91%
- Goiás – 79%
- Vasco – 60%
- Bahia – 16.9%
- Santos – 15.6%
- Cruzeiro – 12.3%
- Internacional – 7.5%
- Cuiabá – 4.0%
- Corinthians – 3.7%
- São Paulo – 1%
Melhor mandante
- Fluminense – 37 pontos
- Botafogo, Grêmio e São Paulo – 35
- Athletico Paranaense – 33
- Palmeiras – 32
- Red Bull Bragantino – 31
Melhor visitante
- Atlético-MG e Flamengo – 25 pontos
- Botafogo, Palmeiras e Red Bull Bragantino – 24
- Cuiabá – 22
- Cruzeiro – 20
- Grêmio – 18
Melhor ataque
- Grêmio e Palmeiras – 52 gols
- Botafogo – 48
- Athletico Paranaense – 45
- Flamengo – 44
- Red Bull Bragantino – 43
Melhor defesa
- Botafogo – 23 gols sofridos
- Atlético-MG – 24
- Cruzeiro – 25
- Red Bull Bragantino – 26
- Palmeiras – 27
Quem teve o melhor / pior desempenho na tabela?
Apesar de seguir na segunda posição, o Palmeiras merece ser citado, uma vez que diminuiu a diferença para o líder Botafogo para três pontos.
Já o Corinthians, que venceu o Athletico Paranaense, saiu da 14ª para 12ª posição, sendo o time que mais ganhou posições na tabela.
Por outro lado, a derrota do Cruzeiro para o São Paulo fez a equipe ter a maior queda, saindo da 13ª para a 16ª colocação no Campeonato Brasileiro.
Fatos da rodada do Campeonato Brasileiro
Apenas o duelo entre Internacional e América-MG terminou com empate, em uma rodada com cinco vitórias de mandantes e quatro dos visitantes.
Tivemos uma queda de gols teve uma queda, já que os ataques balançaram as redes adversárias em 26 oportunidades, média de 2,6 por partida.
A próxima rodada do Brasileirão terá jogos acontecendo entre os dias 4, 5 e 6 de novembro, sendo que o duelo entre Fluminense x São Paulo acontecerá somente no dia 22 de novembro.
Dentre todas as partidas podemos destacar o confronto entre Palmeiras x Athletico Paranaense, com o Verdão podendo empatar em pontos contra o Botafogo e o Furacão na lita por vaga na Libertadores.
Outro duelo importante será entre Cruzeiro x Internacional, com os dois clubes buscando pontuar para se afastar do rebaixamento, sendo que a Raposa pode terminar a rodada no Z4 em caso de derrota.
E claro, temos que citar o clássico entre Vasco x Botafogo, com as duas equipes tendo metas bem distintas. O Gigante da Colina pode sair da zona de rebaixamento caso vença o clássico enquanto o Fogão chega pressionado após a virada sofrida para o Palmeiras.

