Corinthians venderá parte da Neo Química Arena na Bolsa de Valores
Timão planeja negociar ações que valem porcentagem dos direitos do estádio para melhorar situação financeira do Timão
Foto da Neo Química Arena antes de jogo do Corinthians
O presidente do Corinthians, Duílio Monteiro Alves busca em seus últimos dias de mandato reduzir o tamanho de pendências e dívidas do clube para seu sucessor. Entre os principais problemas do Timão durante as últimas temporadas está o pagamento do financiamento da Neo Química Arena, e o clube busca uma nova solução envolvendo a Bolsa de Valores.
Venda da Neo Química Arena
Segundo informações iniciais do Globo Esporte e posteriormente confirmadas pela ESPN, a ideia inicial da diretoria do Corinthians é negociar até 49% das cotas do empreendimento. Desta forma, reduziria parte da dívida e o novo presidente do clube iniciaria seu mandato com algumas preocupações a menos.
Em entrevista à ESPN, o diretor financeiro do Corinthians, Wesley Melo afirmou: “Quando o Corinthians construiu o estádio, foi montado um fundo junto à Odebrecht para fazer o empréstimo do BNDES e de Caixa para a construção”.
Em seguida, o dirigente do Timão explicou que os direitos desse fundo passaram a ser exclusivamente do clube do parque São Jorge: “Uma vez que a Oderbrecht saiu dessa operação, depois da renegociação que foi feita no ano passado, o Corinthians ficou como único dono desse fundo”.
Com a iniciativa, o Corinthians buscaria reduzir de forma considerável os juros pagos pelo clube ao banco no momento da construção da Neo Química Arena que se somam aos mais de R$600 milhões pagos a partir de 2025 na renegociação entre Corinthians e Caixa.
Quem também explicou detalhes do plano do Corinthians de negociar ações da Neo Química Arena foi o jornalista Jorge Nicola, em seu canal no YouTube. O jornalista apontou que a intenção do Timão é aliviar os valores a pagar pelo estádio e em troca possibilitaria dividendos aos compradores das partes do fundo. Confira:
Sem pendências com o banco e sim com um investidor da Neo Química Arena na Bolsa de Valores, o Corinthians aliviaria a pressão de possivelmente optar por uma opção de SAF para mitigar as dívidas. A ideia inicial já havia sido explicada pelo presidente Duílio Monteiro Alves em meados de julho à CNN.
Corinthians hoje
Com os treinos de volta após período de folga, o Timão se prepara para o retorno do Brasileirão após a Data Fifa. Atualmente, o Alvinegro está na 11ª colocação do Campeonato Brasileiro. O próximo jogo do Corinthians será justamente na Neo Química Arena, contra o Bahia na próxima sexta-feira (24), às 21 horas (horário de Brasília).


