Foto: Ricardo Moreira/Getty Images
Uma vitória épica contra o Botafogo foi o bastante para torcedores do Palmeiras se entusiasmarem com o time comandado por Abel Ferreira na disputa pelo Brasileirão deste ano.
Evidentemente, o Botafogo segue na ponta da tabela e a diferença das equipes ainda é de três pontos, mas o grande resultado conquistado fora de casa fez com que os torcedores já ligassem o sinal de alerta.
Mas, e aí? Quantos pontos o Verdão precisa para ser o bicampeão brasileiro? O jornal ‘Lance!’ fez as contas e se pensarmos nos últimos vices da competição, os clubes com melhor desempenho foram o Santos de 2019, com 74 pontos; e o Internacional de 2022, com 73 pontos.
Porém, essas pontuações foram atingidas apenas uma vez na história, o que pode distorcer a conta, então considerando os últimos cinco campeonatos, os vices fizeram, em média, 72 pontos, e assim para levantar a taça do Brasileirão, basta fazer 73 pontos.
Vale dizer que por conta da longa duração, o Brasileirão está sempre sujeito a inúmeras interferências e dessa forma, o desempenho das equipes varia muito de temporada para temporada.
Podemos citar que o Flamengo de 2019 fez 90 pontos, por exemplo, e o Corinthians de 2017 apenas 72.
Agora, na temporada atual, o líder Botafogo tem um aproveitamento de 65% até aqui e se manter esse ritmo nos oito jogos restantes deve chegar entre 71 e 74 pontos. O número é bem inferior à média dos últimos campeões, considerando a queda de rendimento do Glorioso nas últimas rodadas.
O Palmeiras pode ‘trabalhar’ com o número de 75 pontos para sonhar com o título
Pronto, podemos afirmar que o Verdão precisará de 75 pontos para garantir o seu 12º título do Brasileirão? Sim e não, como já citado existem muitas intempéries.
Com isso, mesmo com a vitória épica do Palmeiras contra o Botafogo, colocou sim o Verdão de volta na disputa, mas os torcedores devem entender que ainda é uma missão difícil.
Por fim, temos que deixar claro que o campeonato está aberto e, além de contas, e vale agora é torcer.
Assim, se o Palmeiras vencer o Athletico-PR neste sábado (04.11), às 21h30 (de Brasília), na Arena Barueri, o Verdão pode ficar ainda mais perto de conquistar o título.

