Home Futebol Título da Libertadores garante Fluminense em quatro campeonatos; veja quais 

Título da Libertadores garante Fluminense em quatro campeonatos; veja quais 

Vitória por 2 a 1 sobre o Boca Juniors, na final, faz Tricolor das Laranjeiras disputar mais quatro torneios internacionais 

Octávio Almeida Jr
Jornalista graduado pela Universidade da Amazônia (UNAMA), 29 anos. Repórter de campo pela Rádio Unama FM em duas finais de Campeonato Paraense (anos 2016 e 2017). Repórter no site Torcedores.com desde 2018.
Fluminense levanta troféu da Copa Libertadores 2023

Fluminense levanta troféu da Copa Libertadores 2023 - foto: Lucas Merçon/Fluminense

O Fluminense garantiu classificação em quatro campeonatos diferentes após ser campeão da Libertadores pela primeira vez na história, ao derrotar o Boca Juniors por 2 a 1, no estádio Maracanã. 

PUBLICIDADE

Com o título internacional, a equipe treinada por Fernando Diniz vai disputar o Super Mundial de Clubes, em 2025; decidir o título da Recopa Sul-Americana 2024 com a LDU; jogar a edição 2024 da Copa Libertadores; e o Mundial de Clubes 2023 numa possível final com o Manchester City. 

O caminho para decidir o título com o time inglês, entretanto, promete ser mais difícil que o normal. Isso porque o Al-Ittihad vai disputar o torneio.  

O clube da Arábia Saudita herdou a vaga destinada ao país-sede e enfrenta o Auckland City (da Nova Zelândia) na fase de qualificação. O elenco do time árabe é recheado de jogadores internacionalmente consagrados. 

O plantel tem a dupla francesa Benzema e Kanté, além do brasileiro Fabinho. O goleiro Marcelo Grohe, o atacante Romarinho (campeões da Libertadores por Grêmio e Corinthians respectivamente) e o zagueiro ítalo-brasileiro Luís Felipe também são destaques. 

Caso o Al-Ittihad seja eliminado, o adversário do Fluminense na semifinal do Mundial de Clubes 2023 será o Al-Ahly.  

PUBLICIDADE

O time egípcio marca presença no torneio frequentemente e tem o peso de 118 títulos conquistados, sendo 92 de caráter nacional e 26 internacionais. 

Fluminense evita provocar Manchester City após título da Libertadores 

Internamente, o clima no Tricolor das Laranjeiras é de serenidade mesmo após o título. Provocações ao time treinado por Pep Guardiola foram evitadas. 

“Não sou tão tonto a ponto de fazer uma coisa dessas”, declarou o experiente Felipe Melo. O lateral Guga reforçou a postura do companheiro de time. 

“Isso é com o outro lado. Aqui é só trabalho. Vamos ficar quietinhos. Vamos trabalhar o máximo possível para quem sabe (ser campeão)”, disse. 

PUBLICIDADE

O “outro lado” citado por Guga é uma indireta ao Flamengo. Depois de ser campeão da Libertadores em 2022, o vice-presidente de futebol Marcos Braz viralizou por puxar a música: “Real Madrid, pode esperar… a sua hora vai chegar”. O time rubro-negro foi eliminado na semifinal do torneio.