Alex Caparros/Getty Images
Durante a última data Fifa, o Barcelona perdeu Gavi, que se lesionou a serviço da seleção da Espanha. Diante disso, os culés têm pressa para substituir o atleta, que levará um longo período em recuperação no departamento médico. Portanto, a contusão forçou o Barça a realizar novo planejamento nas inscrições de atletas na La Liga, que pode resultar na incorporação de Vitor Roque já em janeiro de 2024.
Segundo informação da imprensa espanhola, após consulta do Barcelona, a La Liga permitiria a inscrição de Vitor Roque no Campeonato Espanhol já em janeiro, em razão da lesão de Gavi.
Dessa forma, o brasileiro já estaria com “um pé e meio” no Barça, e a operação pode ser concluída nas próximas semanas, com o atacante sendo cedido pelo Athletico-PR, inicialmente.
Plano do Barcelona
Após consulta aos órgãos organizadores da La Liga, o Barcelona se inteirou que pode inscrever Vitor Roque utilizando a baixa de Gavi como argumento, pelo fato da recuperação do atleta ser a longo prazo.
Diante desse cenário, a La Liga permite que o Barcelona aporte 80% do salário de Gavi para recrutar um novo jogador pelos próximos seis meses. Sendo assim, a peça escolhida pelos catalães é o Vitor Roque, joia do Furacão.
No entanto, a duração do vínculo, nesses parâmetros, não poderia exceder os seis meses. Com isso, o plano elaborado pelo Barça é que o atacante se incorporaria via empréstimo até o meio do ano e o clube executaria a contratação em definitivo em 30 de junho de 2024, após ter o “ok” do Athletico.
Vitor Roque já era prioridade
A imprensa espanhola pontuou ainda que, em princípio, sempre existiu um consenso internamente no clube de que o atacante poderia ingressar à equipe antecipadamente. A estratégia é vista como uma forma de Vitor Roque, que é uma aposta para o futuro, ir se adaptando ao futebol espanhol.
Desta maneira, o Barça já estava se movendo nos bastidores para o ingresso de Vitor Roque no mês de janeiro, mas a única forma vista até então, era a entrada de investimento extra. Portanto, o clube estava negociando a venda definitiva do Barça Studios para um fundo de investimentos. Mas, apesar do avanço, não havia ainda nada de concreto.
Porém, com a infelicidade da lesão de Gavi, tornou viável financeiramente a chegada de Vitor Roque ao Barcelona em janeiro. Com a economia dos 80% dos vencimentos de Gavi, devido a sua contusão, a equipe da Catalunha decidiu que o valor será investido no brasileiro, segundo a mídia esportiva da Espanha.

