Home Esportes Paralímpicos Parapan 2023: Brasil tem melhor campanha da história; saiba mais

Parapan 2023: Brasil tem melhor campanha da história; saiba mais

Seria preciso somar os ouros de Estados Unidos, Colômbia, México e Argentina para igualar os do Brasil no Parapan; entenda

Gisele Henriques
MBA em Administração e Marketing, Pós Graduada em Jornalismo Esportivo, graduada em Licenciatura em Artes Visuais, Tecnologia em Marketing e Bacharelado em Administração, é graduanda de Direito e de Jornalismo.

Imagem: Reprodução / X (Twitter) @cpboficial

A delegação brasileira encerra a participação nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago (Parapan 2023) em uma campanha considerada a melhor da história do país, totalizando 343 medalhas, sendo 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes.

PUBLICIDADE

A segunda colocação da competição ficou com os EUA (52 ouros, 54 pratas e 50 bronzes), seguidos pela Colômbia (46 ouros, 56 pratas e 50 bronzes).

A campanha superou a registrada nos Jogos de Lima, ocasião em que o Brasil subiu 308 vezes ao pódio, conquistando 124 medalhas de ouro, 99 de prata e 85 de bronze; portanto, desde o Parapan do Rio 2007, o Brasil termina no topo do quadro de medalhas. 

PUBLICIDADE

O domingo (26) marcou o último dia de competições e de bons resultados, no que o Brasil disputou pódios no ciclismo e no badminton, conquistando 11 medalhas no total, cinco de ouro e seis de prata.

O primeiro pódio do dia foi com a brasiliense Daniele Souza no badminton, que conquistou a medalha de ouro vencendo a peruana Jaquelin Javier no torneio de simples da classe WH1 (cadeira de rodas) por 2 a 0, com parciais de 21/13 e 21/13.

No ciclismo, o país acumulou 10 pódios no total, sendo cinco ouros, três pratas e dois bronzes, um melhor desempenho do que em Lima, quando obteve três ouros, uma prata e quatro bronzes. 

Porém, a natação foi a modalidade que mais obteve pódios brasileiros, com 120 medalhas no total, sendo 67 de ouro, 30 de prata e 23 de bronze; em seguida, o atletismo, com 83 pódios, sendo 34 de ouro, 27 de prata e 22 de bronze e o tênis de mesa, que computou 38 vitórias no total, sendo 13 de ouro, 13 de prata e 12 de bronze.

PUBLICIDADE

Outra curiosidade foi a medalha inédita em esportes coletivos: o rúgbi em cadeira de rodas recebeu bronze em Santiago, garantindo ao Brasil a chance de disputar o qualificatório da Nova Zelândia no ano que vem, na competição por uma vaga nos Jogos Paralímpicos de Paris 2024.

O pentacampeonato no futebol de cegos e no de paralisados cerebrais também mantém o Brasil na posição de elite do futebol mundial, em grandes modalidades. Leia mais nesta matéria.

A próxima edição dos Jogos Parapan-Americanos (Parapan) acontecerá em Barranquila, na Colômbia, em 2027. Antes disso, a delegação brasileira confirma presença no Campeonato Mundial de atletismo, de 17 a 25 de maio de 2024, e nos Jogos Paralímpicos de Paris, de 28 de agosto a 8 de setembro do ano que vem.