Home Futebol Adversário do Fluminense, Manchester City enfrentou apenas um time brasileiro na história

Adversário do Fluminense, Manchester City enfrentou apenas um time brasileiro na história

Citizens de Pep Guardiola confirmaram o favoritismo e irão enfrentar o Tricolor de Fernando Diniz na final do Mundial na sexta (22)

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Adversário do Fluminense, Manchester City enfrentou apenas um time brasileiro na história

Divulgação/X Manchester City

Praticamente em ritmo de treino, o Manchester City aplicou 3 a 0 no Urawa Red Diamonds em Jeddah hoje (22). Na próxima sexta-feira (25), a equipe de Pep Guardiola irá enfrentar o Fluminense na final do Mundial de Clubes da Fifa, às 15h (horário de Brasília).

PUBLICIDADE

O Tricolor de Fernando Diniz será apenas o segundo adversário brasileiro que o Manchester City enfrentará em toda a história. O único confronto dos Citizens contra equipes do país aconteceu há quatro décadas e o resultado foi negativo para os britânicos.

Antes do Fluminense, City jogou apenas contra o Internacional

Na final do Troféu Joan Gamper em 1982, o Manchester City enfrentou o Internacional e perdeu por 3 a 1 para a equipe gaúcha no Camp Nou. Na semifinal, o Colorado havia superado o Barcelona que estreava Maradona nos pênaltis, após um empate sem gols.

PUBLICIDADE

Na ocasião, o adversário do Fluminense nesta sexta (22) derrotou o Colônia também nos pênaltis nas semifinais para chegar à decisão do torneio em Barcelona. Mas o Manchester City não seria páreo para o Internacional, que venceu com gols de Edevaldo (pênalti), Paulo César Maringá e Fernando Roberto. MacDonald descontou para os Citizens no final.

Na ocasião, o clube inglês estava longe de ser a potência que é atualmente. Tanto que o Manchester City seria rebaixado no fim da temporada 1982-83, terminando em 20º lugar entre 22 times no Campeonato Inglês. Já o Internacional até hoje é o único time não-europeu a possuir o título da Joan Gamper, que é um tradicional torneio de pré-temporada promovido pelo Barcelona.

PUBLICIDADE