Home Futebol Ataque contra árbitro na Turquia leva federação a suspender campeonato; FIFA e jogadores declaram apoio ao juiz

Ataque contra árbitro na Turquia leva federação a suspender campeonato; FIFA e jogadores declaram apoio ao juiz

Presidente da entidade Gianni Infantino e jogadores condenaram agressões

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Fifa repudia agressões a árbitro na Turquia

IMAGO/ABACAPRESS

Na 15ª rodada da Super Liga turca ocorreu uma agressão que repercutiu em todo o mundo. Após o jogo entre Ankaragucu e Rizespor, o presidente do clube da capital atacou o árbitro Halil Umut Meler. O árbitro caiu no chão após ser atingido no rosto e levou alguns chutes.

PUBLICIDADE

No final do jogo, a equipe visitante conseguiu o empate por 1 a 1. Isso enfureceu o presidente do Ankaragucu, que após o final da partida deu um soco no rosto do árbitro, e depois, junto com outros membros do clube, chutou o juiz Halil Umut Meler que estava caído. Segundo informações da mídia turca, as autoridades da liga já se reuniram em uma reunião de emergência e estão discutindo as consequências para o Ankaragucu.

Presidente da FIFA reage ao escândalo na Turquia

Entre os que já se pronunciaram sobre o assunto está Gianni Infantino, presidente da FIFA, que condenou os atos da última segunda-feira (11).

PUBLICIDADE

“Não há absolutamente nenhum lugar para violência no futebol ou fora de campo. Os eventos que ocorreram na Super Lig turca são totalmente inaceitáveis e não têm lugar no futebol e na nossa sociedade. As pessoas envolvidas no jogo devem estar seguras e peço às autoridades competentes que cumpram rigorosamente isso em todos os níveis”, disse Infantino.

Hakan Calhanoglu apoia o árbitro agredido

Hoje, Hakan Calhanoglu, estrela da Inter de Milão, também decidiu falar. O turco apoiou o árbitro agredido.

“Ainda estou em choque com o que vi. Condeno o ataque ao Sr. Halil Umut Meler. Tais eventos parecem um golpe não apenas no árbitro, mas também nos princípios básicos da humanidade”, comentou o meio-campista.

Aparentemente, o Ankaragucu pode ser rebaixado para a 2ª divisão por causa do comportamento de seu presidente. No momento, essas são apenas informações não oficiais.

PUBLICIDADE

Jogador dinamarquês se diz chocado com agressão

Chocado, o jogador dinamarquês Casper Højer comenta o lance que levou o árbitro Halil Meler ser atacado e chutado na cabeça pelo presidente do clube Ankaragucu, Faruk Koca.

“Após um episódio desses, você só pensa “Uau! Como isso é possível?”, questionou.

Casper Højer jogou todos os 90 minutos pelo Rizespor e, portanto, presenciou o incidente de perto. E isso deixou marcas claras no dinamarquês, que tem dificuldade em imaginar algo semelhante acontecendo em seu país de origem.

“Foi caótico. Isso nunca deveria acontecer. A única pessoa por quem sinto pena é o árbitro. É realmente trágico que algo assim possa ocorrer. Isso nunca aconteceria na Dinamarca”, comentou.

PUBLICIDADE

“Isso não reflete as pessoas que conheci aqui até agora. Eu devo dizer que todas as coisas que nós, como dinamarqueses, imaginamos a partir de histórias de horror na Turquia, não são algo que eu posso reconhecer até agora. Todas as pessoas que conheci aqui na Turquia têm sido fantásticas”, afirmou o jogador.

O presidente foi preso e todo o futebol na Turquia foi paralisado. Portanto, ainda não sabemos quando Casper Højer e Rizespor poderão voltar a jogar futebol.

“Eu sei que não vamos jogar neste fim de semana, quando deveríamos ter enfrentado o Besiktas. Acho que teremos mais informações nos próximos dias”, concluiu o dinamarquês do Rizespor para o  site Tipsbladet.

Casper Højer foi negociado pelo Sparta Praga para o Rizespor. Até agora, ele fez sete jogos na Süper Lig turca.

PUBLICIDADE