Pedro Souza/Atlético-MG
Chegou ao fim a penúltima rodada do Brasileirão Série A com o Palmeiras virtualmente campeão. O Verdão venceu o Fluminense e chegou aos 69 pontos. Em segundo, aparece o Atlético-MG, que bateu o São Paulo no sábado (02) e alcançou os 66 pontos.
Restando apenas uma rodada para o final, a diferença é de três pontos. Até daria para tirar a desvantagem em um jogo, se não fossem os critérios de desempates.
O que daria o título ao Atlético-MG
Se o Galo vencer na última rodada e o Palmeiras perder, as duas equipes empatariam em pontos (69). O primeiro critério de desempate é o número de vitórias, onde também ficariam empatados (20). Então, iríamos para o segundo critério, onde o Verdão leva ampla vantagem.
O fator decisivo para o título é saldo de gols. Atualmente, o clube paulista tem 31 de saldo, contra 23 dos mineiros. Ou seja, diferença de oito gols.
Mas, caso o Atlético-MG tire oito de saldo, as duas equipes empatariam também neste quesito. Então, o terceiro critério de desempate é gols marcados, onde o Verdão também leva ampla vantagem. São 63 gols marcados contra 51 do Galo.
Ou seja, o Atlético-MG teria que tirar nove gols de saldo na última rodada para superar o Alviverde neste quesito.
Combinações que precisam acontecer
Tirar nove gols de saldo em apenas um jogo é algo improvável, para não dizer impossível. Basicamente, se o Palmeiras perder por um gol de diferença, o Atlético teria que vencer por oito gols de diferença.
Se o Palmeiras perder por dois gols de diferença, o Galo teria que fazer 7 a 0. E por aí vai. Mas, convenhamos que raramente um time aplica goleada de sete ou oito gols de diferença. Nem se fosse o Manchester City de Pep Guardiola.
Agora, o que poderia acontecer é uma combinação do Palmeiras sendo goleado e do Atlético-MG goleando o seu jogo. O Verdão perder de 4 a 0 e o Galo vencer de 5 a 0, por exemplo. São placares mais plausíveis de acontecer.
Mas, seria muito surpreendente o Verdão levar uma goleada dessa, ainda mais que irá jogar contra o Cruzeiro, que está na parte de baixo da tabela, não tem mais ambição no campeonato e é o maior rival do Atlético-MG.
Últimos compromissos de Palmeiras e Atlético-MG
Nesta quarta-feira (06), as duas equipes encerram o Brasileirão jogando no mesmo horário, às 21h30. E os dois jogam fora de casa.
O Verdão encara o Cruzeiro, enquanto o Galo visita o desesperado Bahia, que precisa vencer para não ser rebaixado.

