Flamengo e Fortaleza em jogo do Brasileirão. (Alexandre Loureiro/Getty Images)
Comandado pelo técnico Juan Pablo Vojvoda, o Fortaleza encerrou a temporada do futebol sendo o time do Brasileirão Série A com mais jogos em 2023. Foram nada menos do que 78. O Leão do Pici disputou seis competições: Copa do Nordeste, Campeonato Cearense, Copa do Brasil, Copa Libertadores, Copa Sul-Americana, além do Campeonato Brasileiro.
Apesar de ter tido queda de rendimento na reta final da temporada, algo que pode ser explicado pelo desgaste físico dos jogadores, o Fortaleza teve o melhor ano de sua história e por pouco não ficou com o inédito título da Copa Sul-Americana. A equipe foi derrotada na disputa por pênaltis pela LDU, no Uruguai.
Quem chegou mais perto do Fortaleza em número de jogos foi o Flamengo, com 76. O Rubro-Negro disputou sete campeonatos (Mundial de Clubes, Supercopa do Brasil, Campeonato Carioca, Recopa Sul-Americana, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Brasileirão).
Corinthians e Palmeiras dividem a terceira colocação, com 73 jogos cada. Os arquirrivais da capital paulista tiveram calendário agitado em 2023. O Timão teve o Paulistão, a Copa Libertadores, a Copa do Brasil, a Copa Sul-Americana e o Brasileirão. O Verdão entrou em ação por cinco competições: Supercopa, Paulistão, Copa do Brasil, Copa Libertadores e Brasileirão.
Único clube brasileiro que continua em ação, o Fluminense vai chegar aos 72 jogos com o Mundial de Clubes, assim se tornando o quarto clube do Brasileirão Série A com mais partidas em 2023.
Nesta segunda-feira (18), às 15h (horário de Brasília), o Fluminense estreia no Mundial de Clubes da FIFA diante do Al-Ahly, do Egito, no King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita. Vencendo ou perdendo, a equipe de Fernando Diniz disputará ainda mais um jogo (final ou disputa pelo terceiro lugar).
Veja o Top-3 dos clubes do Brasileirão Série A com mais jogos em 2023
Fortaleza – 78 jogos
Flamengo – 76 jogos
Corinthians e Palmeiras – 73 jogos

