Reprodução
No Palmeiras desde o final de 2020, Abel Ferreira transformou o Verdão em um grande protagonista do Brasil e da América do Sul. Já foram nove títulos em três anos, incluindo duas Libertadores e dois Campeonatos Brasileiros.
E o que impressiona é que o Palmeiras está sempre disputando os títulos. Na Libertadores, por exemplo, Abel disputou quatro edições, chegando na semifinal em todas.
Então, fica a dúvida: até onde esse time do Palmeiras poderia chegar? Será que conseguiria ter bons resultados se competisse na Europa?
Bruno Vicari opinou sobre isso
A ESPN convidou alguns comentaristas da casa para opinar sobre como eles imaginam que seria o Palmeiras jogando na Europa.
Na opinião de Bruno Vicari, por exemplo, o Verdão seria até mais forte atuando na Europa por ter melhores condições.
“Acho que esse Palmeiras jogando na Europa seria até mais forte do que é aqui no Brasil. Porque lá ele teria menos jogos e menos viagens, ou seja, teria mais tempo para treinar. E jogaria também em gramados melhores. São justamente os pontos que o Abel Ferreira mais reclama no futebol brasileiro.”
“Basta lembrar que ele tem hoje em seu ataque o Endrick, futuro atacante do Real Madrid. E tem também uma questão prática. Enfrentou recentemente e em alto nível o Chelsea. Então é um Palmeiras que seria mais forte e assim competitivo contra grandes times da Europa”, disse Bruno Vicari.
Ubiratan também vê o Palmeiras sendo competitivo
O jornalista e comentarista, Ubiratan Leal, também pensa parecido com Bruno Vicari, vendo que esse Palmeiras pode ser bastante competitivo, menos na Inglaterra.
“Acho que o Palmeiras tem condições de competir no futebol europeu. É um time que conseguiria fazer campanhas dignas. Talvez tivesse um pouco mais de dificuldade na Premier League, pelo nível de intensidade do jogo. O Abel Ferreira conseguiria colocar o time para jogar dentro de um nível de intensidade de acordo com o padrão europeu”, opinou Ubiratan Leal.
Outros comentaristas discordam
Já, Vitor Birner e Pascoal, discordam um pouco. A dupla de comentaristas entendem que o Palmeiras teria mais dificuldades.
“Na Inglaterra seria um pouco mais complicado, é um estilo de jogo muito diferente. O futebol brasileiro tem um estilo de jogo mais semelhante ao que tem em Portugal e na Itália. Na Premier League, o Palmeiras não disputaria vaga na Champions League. Na Espanha, acho que o time brigaria um pouco mais acima e ficaria entre os quatro primeiros colocados. Na Itália, acho que também disputaria vaga na Champions”, disse Osvaldo Pascoal.
Por fim, Birner entende que o Verdão poderia até ser rebaixado se disputasse a Premier League.
“Se for falar dos jogadores, o Palmeiras não tem condições de competir no melhor nível europeu e acho que nem no segundo escalão. Posso dar como exemplo o Gustavo Scarpa, que aqui brilhava, e jogando lá não conseguiu ainda se destacar. Posso citar também o Gustavo Gómez, que esteve no Milan e também não conseguiu jogar. É muito claro que o elenco do Palmeiras não permite que o clube dispute campeonatos europeus em nível bom, e talvez tenha alguma dificuldade para permanecer na primeira divisão, por exemplo, se disputasse uma Premier League”, opinou Vitor Birner.

