Evander Portilho
Depois do desempenho em 2022, o torcedor do Corinthians começou 2023 com expectativas de uma boa temporada.
Porém o ano foi marcado por várias polêmicas, diversas trocas de técnicos, eleições conturbadas e até mesmo ameaça do rebaixamento no Brasileirão.
Por outro lado, é possível destacar alguns pontos, como revelação de bons jogadores e uma receita recorde.
Confira o que de melhor e pior aconteceu no Corinthians em 2023
Pontos positivos
Jogadores da base aparecendo no time principal
Nos últimos anos o Corinthians está voltando a revelar bons jogadores, principalmente no setor defensivo. Em 2023 os torcedores puderam acompanhar Murillo e Gabriel Moscardo dando um retorno técnico dentro de campo.
Campanhas nas Copas
O torcedor viu o sonho de uma conquista em 2023 muito próximo, com o Timão chegando até as semifinais da Copa do Brasil e da Copa Sul-Americana, com destaque para os jogos em casa, onde o apoio da torcida foi importante para abrir vantagem ou até mesmo reverter uma derrota como visitante.
Consolidação do aumento das receitas
O Corinthians deve fechar a temporada com uma receita bruta de quase R$ 1 bilhão, recorde não só do clube como do futebol paulista.
Esse fato deixa uma perspectiva positiva para o cenário financeiro do Timão nos próximos anos.
Pontos negativos
Aproveitamento como mandante
Em 37 jogos no ano disputados na Neo Química Arena o Timão venceu 19, empatou 13 e perdeu cinco, um aproveitamento de 63% como mandante.
No Brasileirão o clube teve seu pior desempenho em casa, com 49%, o pior desempenho desde o ano do rebaixamento em 2007, com 10 empates em seu estádio.
Desempenho esportivo abaixo do esperado
O Timão foi eliminado nas quartas de final do Paulistão para o Ituano, em plena Neo Química Arena.
Já na Libertadores a equipe amargou uma eliminação na fase de grupos, impactada por duas derrotas como mandante.
Por fim, no Brasileirão o time ficou na 13ª colocação, longe da 7ª posição estipulada em orçamento e chegou até a ser ameaçado pelo rebaixamento.
Trocas de técnico sem perfil similar
Depois da saída de Vítor Pereira do Corinthians, Duilio Monteiro Alves apostou em Fernando Lázaro para começar o ano.
Em seguida, após a eliminação no Paulistão e resultados ruins na Copa do Brasil e Brasileirão, aconteceu a demissão do técnico para a chegada de Cuca. Mas com muita polêmica e repercussão da torcida, o treinador ficou apenas dois jogos no Parque São Jorge.
Luxemburgo foi a terceira escolha, apostando muito na história dele no Timão, mas acabou sendo demitido para chegada de Mano Menezes, que irá iniciar a temporada 2024 no comando técnico do time alvinegro.
Vendas de atletas importantes do elenco
Um ponto que também atrapalhou a temporada foram as saídas de jogadores que poderiam ter feito a diferença ao longo do ano, casos de Róger Guedes e Murillo, além de Adson, que foi um dos destaques do Corinthians no primeiro semestre, principalmente no Paulistão.
Atletas em temporada abaixo do esperado
Dentro de campo o Corinthians viu jogadores que poderiam ser a referência técnica decepcionarem ao longo do ano. Dentre os principais podemos citar Fagner, Renato Augusto e Yuri Alberto.
Eleições no clube
Por fim, algo que impactou o ambiente do clube foi a definição do novo presidente do Timão. O clima de incertezas em renovações de jogadores, planejamento para a próxima temporada e acusações por parte da situação e oposição também atrapalharam o futebol alvinegro.

