Home Futebol Fluminense perde para Manchester City e tem sonho do título mundial adiado

Fluminense perde para Manchester City e tem sonho do título mundial adiado

Tricolor foi superado por 4 a 0 pelos Citizens, que conquistam primeiro título do Mundial de Clubes da Fifa

Marco Maciel
Marco Maciel é jornalista que atua cobrindo futebol brasileiro, com ênfase para o futebol gaúcho com Internacional e Grêmio e para a mídia esportiva. Graduado em jornalismo pela pela PUC-RS, em 2007, está no Torcedores.com desde 2022; passou pela redação e assessoria de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade); edita o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004; e passou a escrever para o site NasPistas.com a partir de 2023.
Fluminense perde para Manchester City e tem sonho do título mundial adiado

Francois Nel/Getty Images

Não deu para o Fluminense. Com direito a gol sofrido antes do primeiro minuto de jogo, o Tricolor de Fernando Diniz perdeu por 4 a 0 para o Manchester City nesta sexta-feira (22), pela decisão do Mundial de Clubes da Fifa. Julián Álvarez (duas vezes), Nino (contra) e Phil Foden fizeram os gols dos Citizens de Pep Guardiola, no King Abdullah Sports City em Jidá, na Arábia Saudita.

PUBLICIDADE

Com o resultado, foi a 11ª vez consecutiva que um europeu levantou a taça do Mundial de Clubes da Fifa. O Corinthians segue como o último campeão sul-americano do torneio, quando derrotou o Chelsea em 2012.

City abriu o placar com erro de Marcelo

O começo do jogo foi o pior possível para os torcedores do Fluminense. Marcelo errou na saída de bola pela esquerda. Ela sobrou para Aké que, com liberdade no meio, arrematou de chapa no canto direito de Fábio.

A bola tocou no poste com o desvio do goleiro tricolor e o rebote sobrou para Julián Álvarez. Sem marcação, o substituto de Haaland abriu o placar de peito com o gol aberto. O relógio marcava apenas 40 segundos de jogo. Manchester City 1 a 0.

O Fluminense tentava sair jogando com a sua característica troca de passes desde o campo de defesa. Mas os Citizens exerciam uma marcação alta que permitia roubadas dos britânicos, assustando a zaga tricolor com frequência. Em algumas ocasiões, o experiente goleiro Fábio era obrigado a driblar e fintar os atacantes do Manchester City na pequena área, mostrando frieza e tranquilidade.

Aos poucos, o Tricolor de Fernando Diniz foi ficando mais tempo com a posse de bola, ocupando o campo defensivo do clube inglês. A arbitragem chegou a marcar um pênalti de Ederson em Cano, mas o camisa 14 estava em posição de impedimento.

PUBLICIDADE
https://twitter.com/vartatico/status/1738265276985081974/

Fluminense leva o segundo em gol contra

Entretanto, o Manchester City chegaria ao segundo gol em jogada de Phil Foden aos 26 minutos. O atacante britânico recebeu um belo passe de Rodri no meio. Foden tentou cruzar, mas a bola desviou em Nino e matou Fábio. A Fifa creditou gol contra do defensor tricolor. Manchester City 2 a 0.

O Fluminense sentiu o segundo gol e o City tomou conta do jogo, com o Tricolor sem forças para puxar contra-ataques. Tanto que, num chute despretensioso de Cano do meio-campo, o centroavante argentino tentou surpreender Ederson.

A melhor chance do time de Diniz no primeiro tempo aconteceria numa cabeçada de Arias após escanteio, que obrigou o goleiro brasileiro dos Citizens a fazer uma grande defesa no canto direito. Como resposta, Grealish faria Fábio a praticar um milagre, impedindo o terceiro gol.

Fernando Diniz voltou do intervalo com John Kennedy no lugar de Keno. Mas o Manchester City retornou dominando as ações. Fábio salvaria o Fluminense com grandes defesas no começo do segundo tempo.

PUBLICIDADE

No decorrer da etapa final, Diniz foi mexendo no time, colocando Diogo Barbosa, Alexsander e Lima nos lugares de Marcelo, Felipe Melo e Ganso. Já do lado dos Citizens, Rodri deixou o campo machucado.

Goleada no final

O Manchester City ampliaria ao aproveitar erro de Samuel Xavier. Aos 26 minutos do segundo tempo, Phil Foden recebeu passe de Álvarez para concluir livre na pequena área. Manchester City 3 a 0. Posteriormente, numa bela jogada individual, John Kennedy obrigaria Ederson a fazer uma boa defesa.

Mas Julián Álvarez daria números finais à decisão. Aos 42 minutos, o centroavante argentino recebeu de Matheus Nunes, cortou André e bateu cruzado no canto direito de Fábio. City 4 a 0. Ao Fluminense, restou a dignidade para sair de cabeça erguida com o vice-campeonato mundial.