Nesta quarta-feira, o Porto recebeu o Shakhtar Donetsk em seu estádio pela Uefa Champions League em um jogo decisivo para a definição do segundo classificado para as oitavas de final no Grupo H da competição.
O Porto veio para o jogo com a vantagem de decidir sua classificação diante de seus torcedores e tendo como adversário justamente o concorrente pela vaga, já que o Barcelona já está confirmado na primeira colocação.
Do outro lado, o Shakhtar Donetsk veio para a partida sabendo da necessidade de se superar para garantir a classificação para as oitavas de final da competição. Algo que seria muito comemorado, tendo em vista o momento difícil do time ucraniano, que vem mandando seus jogos na Alemanha já que a Ucrânia continua em guerra contra a Rússia.
Como foi o jogo entre Porto e Shakhtar Donetsk pela Champions League?
A partida começou equilibrada em Portugal. Logo aos 2 minutos, Evanilson puxou ataque do Porto e levantou na área, onde Taremi tentou cabecear, mas o goleiro adversário fez boa defesa.
O Shakhtar Donetsk tentava atacar, porém, encontrava grande dificuldade para passar pelo sistema defensivo do Porto. Já os portugueses aproveitavam as oportunidades para ameaçar o adversário, sendo recompensados.
Aos 10 minutos, a bola foi lançada na grande área para Evanilson, que inverteu para Galeno. O camisa 13 estava sozinho e aproveitou para mandar para o fundo das redes, 1 a 0.
O Shakhtar Donetsk só conseguiu responder aos 14 minutos. Sudakov bateu falta na primeira trave e Danylo Sikan subiu para desviar de cabeça, desviando por cima. A bola passou pertinho do travessão mas saiu para fora.
Os ucranianos tiveram nova chance aos 28 minutos. Zubkov ficou com sobra pelo lado direito ajeitou para Gocholeishvili e bateu no canto esquerdo do goleiro português, que fez excelente defensa.
Após tanto tentar, os ucranianos tiveram sucesso aos 30. Stepanenko foi lançado na ponta, ele dominou e passou para Sikan dentro da pequena área. O atacante só teve o trabalho de empurrar a bola para o fundo das redes, 1 a 1.
Aos 44, o Porto chegou novamente ao ataque. Sanusi fez jogada pela esquerda e lançou Pepê dentro da grande área. O brasileiro dominou e deixou para Galeno, que apareceu livre e mandou um bom chute no canto do goleiro, colocando os portugueses na frente novamente, 2 a 1.
Após o intervalo, a bola voltou a rolar no jogo com a promessa de mais lances emocionantes. Depois de um início com várias boas oportunidades, o Porto marcou aos 16. Tudo começou com interceptação de Galeno, que escapou com velocidade até a intermediária e encontrou Taremi com liberdade. O iraniano mandou para o fundo das redes, 3 a 1.
O Shakhtar Donetsk não desistiu do jogo e insistiu no ataque. Aos 28, Sikan fez boa jogada pela esquerda, chegando grande área e batendo cruzado. Na pequena área, Diogo Costa fez a defesa, porém, a bola bateu em Eustáquio, que mandou contra o próprio gol, 3 a 2.
Os portugueses mostraram logo em seguida que estavam em um momento inspirado. Aos 32, Eustáquio cobrou escanteio e Taremi brigou com a zaga. A bola acabou sobrando para Pepe , que finalizou para vencer o goleiro adversário, 4 a 2.
Após ampliarem o placar, o Porto teve mais facilidade no jogo e não demorou a marcar mais um gol. Aos 38, os portugueses aproveitaram erro defensivo do adversário para roubar a bola e ficar cara a cara com o goleiro adversário, mandando no canto do goleiro, 5 a 2.
O Shakhtar Donetsk ainda conseguiu diminuir o placar aos 43. Stepaneko apareceu na grande área, viu Eguinaldo livre passando pela direita e tocou para o brasileiro, que bateu cruzado para vencer o goleiro português Diogo Costa, 5 a 3.
Final de jogo e classificação para as oitavas de final para o Porto, enquanto o Shakhtar Donetsk ficou com a vaga para a Liga Europa.

