Restando apenas duas rodadas para o término do Brasileirão, a disputa pelo título segue vigente e com cinco times no páreo. Em sua coluna do UOL Esporte, o jornalista Paulo Vinícius Coelho, o PVC, destacou a briga frenética, e colocou o Palmeiras como o candidato mais favorito à conquista, mas não deixou de fazer apontamentos.
Com a vitória obtida diante do América-MG, combinado com os tropeços de Flamengo e Botafogo, o Palmeiras conseguiu abrir uma frente de três pontos em relação aos dois concorrentes, e manteve a mesma diferença para o Atlético-MG, que também está no páreo, após o triunfo no confronto direto frente ao Fla.
“Por mais clara que seja a situação do Palmeiras, que tem chance de assegurar o título brasileiro contra o Fluminense, no domingo, são cinco os clubes com chance de ganhar a taça, ainda. Botafogo, Atlético, Flamengo e Grêmio estão na disputa, ao menos do ponto de vista matemático”, iniciou PVC.
Na sequência, o jornalista destacou que um cenário parecido com o de 2023 só foi vivenciado na temporada de 2009, quando seis times chegaram à penúltima rodada no pleito pelo Brasileirão. Naquela oportunidade, São Paulo, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG e Cruzeiro possuíam chances matemáticas, e o título ficou com o rubro-negro carioca.
“Esta é apenas a segunda vez na história dos pontos corridos em que isto acontece. Dos 20 campeonatos disputados neste formato, treze tiveram o troféu definido por antecipação. Dos sete resolvidos na última rodada, quatro tinham três postulantes a dois jogos do fim”, pontuou o comentarista.
A agenda dos concorrentes
Dos times que pleiteiam o título, o Atlético-MG será o primeiro a entrar em campo. O alvinegro recebe o São Paulo neste sábado (02), às 21h (horário de Brasília), no Mineirão. No domingo, às 16h, o Palmeiras encara o Fluminense, no Allianz Parque, o Flamengo mede forças contra o Cuiabá, no Maracanã, e o Botafogo recebe o Cruzeiro, no Nilton Santos. Às 18h30, o Grêmio encara o Vasco, em Porto Alegre.
Para ficar com o título de forma antecipada, o Palmeiras precisa vencer o Fluminense e torcer para que Galo, Fla e Bota não vençam seus respectivos compromissos como mandantes. Um empate contra o Flu também pode representar na conquista nacional no final de semana, mas para isso todos os quatro concorrentes precisam perder.

