Thais Figueiredo / CBF
Apostar em jogadores mais jovens e promissores parece ser o futuro do futebol brasileiro. O principal ponto é o retorno financeiro, já que hoje o futebol europeu segue buscando contratar atletas abaixo dos 22, 21 anos.
Porém um estudo do CIES Football mostra que a maior parte dos times do Brasileirão ainda não se atentaram a esse fato. Isso porque dentre os 20 clubes da elite nacional apenas cinco possuem mais de 40% de jogadores abaixo dos 21 anos em seu elenco profissional.
O líder neste quesito é o Red Bull Bragantino, com mais de 60% de atletas abaixo dos 21 anos. Em seguida aparece o São Paulo e Grêmio, ambos acima de 45%. Fechando o top-5 aparece o Athletico Paranaense e o Palmeiras.
Corinthians, Bahia, Internacional, Vasco e Fluminense completam os 10 primeiros do Campeonato Brasileiro neste quesito.

Cenário do Brasileirão
O fato de o Red Bull Bragantino liderar o ranking não surpreende, uma vez que o grupo que adquiriu o Massa Bruta busca trabalhar na captação de jovens talentos na maior parte dos seus clubes.
Além disso, podemos destacar que o a equipe de Bragança fez um campeonato sólido sob o comando de Pedro Caixinha, chegando a estar na briga pelo título desta edição, mas tropeçando nas últimas rodadas. Mesmo assim o time paulista carimbou vaga na pré-Libertadores.
A escolha de Dorival Júnior no São Paulo também não foi mero acaso, já que o treinador tem um histórico de bons trabalhos com jovens jogadores, algo que foi comprovado no Tricolor com o título da Copa do Brasil.
Por outro lado, chama atenção o fato de que o Flamengo e Santos, clubes que costumam revelar muitos atletas, não estarem nem no Top-10 do ranking do Brasileirão.
A expectativa é saber se em 2024 teremos esse cenário se mantendo ou até mesmo ampliado, com mais equipes apostando em rejuvenescer seus elencos para a temporada. Vale citar que a tendência é que alguns times deverão ter diversas mudanças no próximo ano, principalmente por conta de saídas e aposentadorias de jogadores, casos do Corinthians, São Paulo, Flamengo e Fluminense, por exemplo.

