Home Futebol Santos e mais: veja 8 times fora da Copa do Brasil em 2024

Santos e mais: veja 8 times fora da Copa do Brasil em 2024

Além da inédita queda para o Brasileirão Série B, o Peixe não disputará o principal torneio mata-mata do país

Marco Maciel
Sou jornalista, formado pela PUCRS em 2007. Trabalhei na web rádio Voz do Futebol. Também fui redator e assessor de imprensa da ALAP (Associação Latino-Americana de Publicidade). Edito o site SAMBARIO, voltado para sambas-enredo, desde 2004. No canal do YouTube do portal (@sambariosite), entrevistamos mais de uma centena de personalidades do samba e do carnaval nos tempos da pandemia. Entrei no time do Torcedores.com em maio de 2022 e escrevo para o site NasPistas.com desde maio de 2023.
Santos e mais: veja 8 times fora da Copa do Brasil em 2024

Raul Baretta/Santos FC

O Santos amargou uma temporada de 2023 para esquecer. O Alvinegro Praiano foi rebaixado pela primeira vez para a segunda divisão do futebol brasileiro. O Peixe também não disputará a Copa do Brasil no ano que vem. O clube foi campeão do torneio em 2010.

PUBLICIDADE

Com a mudança do regulamento da CBF para o ingresso na competição, o Santos dependia de boas colocações no Campeonato Paulista e no Brasileirão Série A. Anteriormente, a participação era assegurada via ranking da entidade. Mas como não obteve bons desempenhos nas duas competições, o Peixe ficará de fora da Copa do Brasil.

Dessa forma, o Santos disputará em 2024 apenas o Paulistão e o Brasileirão Série B. Mas não será apenas o Alvinegro Praiano quem estará ausente no torneio mata-mata entre as equipes tradicionais.

PUBLICIDADE

Outros times sem Copa do Brasil, além do Santos

Santa Cruz e Náutico também não jogarão a Copa do Brasil. Ambos fracassaram no Campeonato Pernambucano e também nas competições nacionais. Além disso, o Santinha ficou sem divisão para disputar no Brasileirão. Equipes da Série C de tradição como Figueirense, CSA também ficaram sem vagas.

Outros clubes do Brasileirão Série B também não farão parte da Copa do Brasil 2024. Uma delas é o Vila Nova. Além de ter perdido o acesso para a elite do futebol brasileiro na última rodada, a campanha ruim no Campeonato Goiano também afastou a equipe da competição milionária.

Por fim, os rendimentos baixos no Campeonato Catarinense e também na Copa Santa Catarina tiraram o Avaí e a Chapecoense do torneio da CBF.