Rahel Patrasso / saopaulofc.net
O São Paulo é um dos times mais vitoriosos do Brasil e possui uma marca forte internacionalmente, sendo uma das equipes com maior engajamento da torcida nas redes sociais.
Esse fato não é mero acaso, sendo fruto de um trabalho de bastidores para fortalecer a marca do Tricolor. A direção do clube vem trabalhando para ampliar esse alcance junto ao seu público e conseguir tem um faturamento financeiro baseado nessa performance digital.
Durante entrevista coletiva do evento “Reencontro de Gigantes” nesta sexta-feira (15), na capital paulista, Eduardo Toni, diretor executivo de marketing do São Paulo, falou com exclusividade ao Torcedores.com, revelando uma novidade que deverá ser anunciada em breve.
“Temos sim projetos de monetização. Inclusive estamos fechando nosso primeiro grande contrato de patrocínio digital. Não vai estar na camisa, não vai estar em ações off-line, só digital, graças à qualidade do nosso conteúdo. Essa torna-se uma ferramenta importante de monetização para o São Paulo. Temos muita coisa nova por vir, séries como da conquista da Copa do Brasil”, detalhou.
Fortalecer a marca do São Paulo junto ao público jovem e internacionalmente
Recentemente, o Tricolor paulista fechou um acordo para que a New Balance seja a nova fornecedora de material esportivo do clube.
A parceria se inicia em 2024 e será válida até 2027. A escolha pela empresa norte-americana não foi mero acaso, como explicou o diretor de marketing.
“A estratégia de escolher a New Balance, que é um marca global, reconhecidamente forte no público jovem, que é um público que precisa interagir mais com o São Paulo, é um das estratégias.
Naturalmente tudo passa pela performance em campo. Quando você atinge conquistas importantes você disputa torneios internacionais, sua marca está sendo exposta.
Hoje temos um alcance internacional muito grande por nossas conquistas e por nossos projetos de comunicação. Esperamos que nos próximos dois ou três anos possamos tornar a marca do São Paulo ainda mais forte do que é hoje.
As redes sociais do São Paulo são um sucesso graças à nossa área de comunicação, dirigida pelo Zé Eduardo, super profissional e que está fazendo um trabalho brilhante também no streaming”, explicou.
Desafios para realizar o “Reencontro de Gigantes”
Toni também concedeu mais detalhes sobre como foi organizar este duelo festivo, relembrando que em 2022 houve uma tentativa de uma partida nos mesmos moldes, mas com o Barcelona, celebrando os 30 anos da conquista do primeiro Mundial Interclubes.
“Quando idealizamos este jogo, queríamos ter feito (o jogo festivo) com o Barcelona no ano passado e idealizou fazer com o Milan. Nós não tínhamos internamente estrutura e condições de organizar e preparar um evento como esse e a Forever apareceu com um projeto bem encaminhado. Demos alguns palpites, acrescentamos outras ideias.
Homenagearemos amanhã (16) todos os campeões mundiais do São Paulo, não só os de 1993. Naturalmente que a celebração é dos 30 anos, mas vamos homenagear todos os ídolos. Todos vão receber um anel de ouro, homenageando o campeonato mundial”, detalhou.
“Foi um grande desafio trazer todos os jogadores. Do São Paulo são 53 jogadores campeões do mundo. Não é fácil contatá-los, passagem aérea, hospedagem, é uma logística muito complexa”, finalizou.

