Foto do escudo do Sport que manteve o título brasileiro de 87
O Flamengo recebeu uma má notícia na noite desta quarta (6), mas nada tem a ver com o time atual. Isso porque o Supremo Tribunal Federal negou recurso do Rubro-Negro sobre o polêmico Campeonato Brasileiro de 87, mantendo o Sport como o campeão da edição.
A informação foi publicada inicialmente pela Jovem Pan e pelo blog ‘Lei em campo’, sendo posteriormente confirmada pelo ge.globo. Além da decisão que garante o título do Leão da Ilha, o clube da Gávea também ‘perdeu’ sua pretensão à Taça das Bolinhas, entregue ao São Paulo por conquistar ‘primeiro’ o Brasileirão Série A por cinco vezes.
O Flamengo já tinha perdido a ação em 2017, quando o STF decidiu que o Sport era o campeão brasileiro de 1987. Em mais uma tentativa de reaver o título em questão, o Rubro-Negro entrou com recurso envolvendo a Taça das Bolinhas, atualmente do São Paulo. Com a ação negada, o clube da Gávez fica sem as duas taças. O Ministro do STF, Dias Toffoli, citou a decisão de 2017 para rejeitar o recurso:
“Assim, o reconhecimento, em definitivo, do Sport Clube Recife como único campeão legítimo do torneio brasileiro de futebol 1987, conduz à inexorável improcedência do pedido formulado no pedido principal”, declarou o Ministro Dias Toffoli na sentença.
Decisão do STF sobre recurso é mais um capítulo do embate judicial entre Flamengo e Sport pelo título brasileiro de 87
A polêmica sobre conquista da edição de Brasileirão em questão começa em 1988, quando o Leão da Ilha entra com ação na 10ª Vara Federal de Pernambuco pelo reconhecimento do campeonato em questão. Após anos na Justiça, em 1994 o caso teve sentença favorável ao Sport, sendo que 2001 o processo teve definição por trânsito em julgado, o que impediria modificações.
Com o Flamengo buscando ser reconhecido como também campeão do Brasileirão de 1987, o embate teve novo capítulo em 2011. Na ocasião, a CBF publicou uma resolução que colocava o Rubro-Negro carioca como campeão. O Sport voltou aos tribunais por meio do Tribunal Regional de Pernambuco, até a ação ir parar no STF em 2017. Agora, o Supremo Tribunal Federal voltou a negar recurso do Flamengo e o Sport segue como único campeão do Brasileirão de 1987.

