Home Futebol Zico salvou jogador que se tornaria destaque do Brasil em uma Copa do Mundo; entenda

Zico salvou jogador que se tornaria destaque do Brasil em uma Copa do Mundo; entenda

Lateral quase não atuou no Mundial e não teria o brilho que teve naquele ano com a camisa da seleção brasileira

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
zico

Divulgação / CBF

O Brasil não fez uma Copa do Mundo de 1986 para ficar na memória do torcedor, mas se alguém saiu daquela competição como destaque e maior do que entrou foi o lateral-direito Josimar.

PUBLICIDADE

Ele ganhou a titularidade de Edson no terceiro jogo e marcou dois golaços na Copa do Mundo, contra Irlanda e Polônia, ajudando o Brasil a chegar às quartas de final, onde perderia para a França.

Porém, em entrevista ao UOL, Zico fez uma revelação surpreendente e disse que Josimar por pouco sequer participou da Copa do Mundo.

PUBLICIDADE

Isso porque ele era um dos jogadores mais cobrados por Telê Santana – que o convocou para a vaga de Leandro, que pediu dispensa -, que tinha essa característica com os atletas.

Sem suportar as cobranças, Josimar fez as malas e se preparou para deixar a delegação.

“Um dia eu estava fazendo musculação, aí o Alemão veio e falou ‘caramba, o Josimar está com as malas prontas”, lembrou Zico ao UOL.

“Diz que não aguenta mais e quer ir embora para o Brasil. Me ajuda, por favor.”

PUBLICIDADE

A conversa de Zico e Josimar

Zico lembrou que Telê Santana tinha por característica “perturbar muito” os jogadores que tinham qualquer defeito técnico.

“O Telê era aquele treinador que perturbava muito, cobrava bastante. Mas era porque ele queria o melhor do jogador, era muito perfeccionista. E ele ficava perturbando o Josimar, que cruzava errado e ele ‘cruza direito, levanta a cabeça”, disse o Galinho, que chegou ao quarto de Josimar para ouvir o lateral.

“Fui até o quarto dele para conversar e tentar ajudar. Josimar disse que o Telê só pegava no pé dele, e o deixei desabafar, falar tudo o que queria. Aí tratei de desfazer o monstro na cabeça dele: ‘trabalho com o Telê há dez anos, ele é assim, se está cobrando é porque ele quer o melhor para você. Já pensou se ele virasse as costas e não desse nenhuma orientação? Você cruzando errado e ele nem aí? Ele está ali porque ele sabe que você tem valor, tem potencial. É o jeito dele, tenho certeza que não está te perseguindo, só quer o melhor para você.”

Zico então foi direto com Josimar e disse que abandonar a concentração era uma “merda” que faria consigo mesmo.

PUBLICIDADE

“Eu acho que você estaria fazendo uma grande merda consigo mesmo se fosse embora, você não pode jogar esta oportunidade pela janela, às véspera da Copa do Mundo ainda”, lembrou o ídolo do Flamengo.

“Vamos esquecer isso, ninguém vai saber de nada, pode ter certeza que isso não vai sair daqui.”

Após o golaço sobre a Polônia, Zico deu uma última “chamada” em Josimar.

“Depois do jogo contra a Polônia, eu virei para ele e falei ‘tá vendo?'”, disse o camisa 10.

PUBLICIDADE

“Você está aqui hoje fazendo o Brasil todo gritar por você, mas era para você estar lá no Brasil pulando e torcendo pra gente se tivesse ido embora.”