Rodrigo Coca / Agência Corinthians
O Corinthians começa o ano com um cenário de incertezas. Até o momento nenhum reforço foi oficializado pelo clube enquanto diversos atletas já deixaram o Parque São Jorge. Nomes estão sendo especulados e um fato importante é de que a nova diretoria vem sondando jogadores sul-americanos para o elenco da próxima temporada.
Alguns torcedores se mostram preocupados com isso, pensando em relação a quantidade de estrangeiros, uma vez que nas competições nacionais existe um limite para atletas que não tenham nacionalidade brasileira.
Porém, neste momento, a Fiel pode ficar tranquila em relação a esse cenário. Isso porque, atualmente o Timão tem apenas quatro “gringos” no seu time principal (Rafael Ramos, Fausto Vera, Matías Rojas e Ángel Romero), e nas competições organizadas pela CBF o limite é de até sete jogadores de outra nacionalidade na lista de relacionados.
Dessa forma, o time paulista poderia contratar e relacionar até mais três jogadores estrangeiros para as disputas do Paulistão, Copa do Brasil e Brasileirão Série A.
Por outro lado, essa restrição não acontece nas competições organizadas pela Conmebol, caso da Copa Sul-Americana, que o Corinthians voltará a disputar em 2024.
Espaço para mais reforços internacionais no Corinthians
Um ponto importante é de que não existe um limite de jogadores “gringos” para os times brasileiros, a restrição se aplica apenas a lista de relacionados para um jogo, que não pode ultrapassar o limite de sete atletas.
Além disso, dos nomes citados acima, a comissão técnica do Timão não conta com Rafael Ramos, que tem contrato apenas até o meio do ano e pode ser negociando ainda neste começo de temporada, e Fausto Vera, que desperta o interesse do Flamengo e pode ser envolvido em negociação com o clube carioca.

