Home Esportes Radicais WSL: Pentacampeã mundial, Carissa Moore anuncia aposentadoria do Circuito Mundial de Surfe

WSL: Pentacampeã mundial, Carissa Moore anuncia aposentadoria do Circuito Mundial de Surfe

Medalhista de ouro e multicampeã na WSL, havaiana vai deixar as competições aos 31 anos de idade

Thais May Carvalho
Jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero e mestranda de Ciências da Comunicação na Universidade de São Paulo, sou colaboradora do Torcedores.com desde 2020. Escrevo sobre diversas modalidades, com foco mais voltado para futebol americano, beisebol, surfe, tênis, futebol, hóquei no gelo e basquete.

Foto: Brent Bielmann/World Surf League

Uma das maiores surfistas e campeãs mundiais de todos os tempos, Carissa Moore anunciou que está se aposentando do Circuito Mundial da WSL.

PUBLICIDADE

Segundo um post feito pela surfista de 31 anos no Instagram, a etapa de Pipeline (que é a primeira do ano no calendário da World Surf League) será sua última competição no tour. Além disso, ela será uma das representantes dos Estados Unidos nos Jogos Olímpicos de Paris.

Para a havaiana de Oahu, a escolha de deixar o tour em Pipeline é representativa, já que o Havaí foi onde aprendeu a surfar. Na postagem em que fala sobre sua decisão, Moore lembrou da primeira onda que surfou em Waikiki com o pai ainda na infância.

PUBLICIDADE

“Surfar é parte de quem eu sou e sempre será. Isto não é um fim. Prefiro pensar nisso como uma evolução, o início do próximo capítulo, um novo começo”, disse Moore. “Nos últimos anos, está mais difícil encontrar a motivação para continuar competindo com a mesma intensidade. […] Por muito tempo, pensei que ganhar era a definição de sucesso. Quando você ganha todo mundo fica feliz, todos te amam, coloca um band aid em quaisquer lutas internas. Infelizmente, a realidade é que as vitórias são passageiras e os sentimentos temporários. Não vou continuar fazendo isso pela vitória vazia, tem que existir algo mais. Quantos títulos eu realmente ainda preciso?”.

Carissa Moore ainda disse que deixar o tour da WSL foi uma das decisões mais difíceis que precisou tomar. A atleta também agradeceu a todos que cruzaram seu caminho no mundo do surfe, aos fãs e à sua família. Sobre o futuro, ela diz não ter certeza do que está pela frente.

“À liga, obrigada por me dar uma plataforma para viver da minha paixão e da minha carreira, [e] dar às mulheres prêmios e oportunidades iguais”. Moore aproveitou para elogiar suas companheiras de tour e ressaltar que todas fazem parte de um movimento que coloca cada vez mais mulheres no surfe.

CONQUISTAS DE CARISSA MOORE

Carissa Moore entrou no tour da WSL (antiga ASP) em 2010 e logo de cara já venceu duas competições e o prêmio de novata do ano. Na temporada seguinte, aos 18 anos de idade, ela ganhou o seu primeiro título mundial e se tornou a surfista mais jovem (seja homem ou mulher) a conquistar este título.

PUBLICIDADE

A havaiana ainda venceu mais quatro campeonatos mundiais em 2013, 2015, 2019 e 2021. Em toda sua carreira na WSL, ela nunca terminou uma temporada abaixo do quinto lugar no ranking feminino.

Ao todo, foram 120 eventos e 28 vitórias em etapas do Circuito Mundial, três títulos da Tríplice Coroa Havaiana (incluindo uma aos 16 anos de idade) e uma medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio.