Home Futebol Brasileirão Série A tem 8 técnicos estrangeiros em 2024; confira

Brasileirão Série A tem 8 técnicos estrangeiros em 2024; confira

Argentinos e portugueses dominam a lista treinadores do Campeonato Brasileiro de fora do Brasil

Leonardo Siqueira
Meu nome é Leonardo Siqueira, sou estudante de Jornalismo na Uerj e apaixonado por esportes e pelo jornalismo esportivo. Trabalho como redator e participo de transmissões esportivas. Escrevo matérias sobre os mais diversos assuntos de esporte, com ênfase no futebol. Atuo como repórter e comentarista em transmissões radiofônicas no projeto "Escola de Narradores" da Uerj. Recentemente, comecei a desenvolver um podcast chamado "Jogo Sujo". Um podcast narrativo no qual tratamos sobre casos de corrupção esportiva. Gosto de escrever sobre esportes, comentar, assistir e até praticar. Em meus textos, tento levar a informação ao público da forma mais atrativa e acessível ao público. Sempre com o compromisso com a verdade dos fatos. Aqui estão alguns exemplos do meu trabalho: - Reportagem sobre transmissões esportivas por streaming: https://leduerj2023.wixsite.com/led-uerj/post/e-o-jogo-de-hoje-onde-vai-ser-a-nova-era-das-transmiss%C3%B5es-do-futebol-no-brasil - Podcast "Jogo Sujo": https://open.spotify.com/episode/3zjUBZ9ToZhSrrKFPMUUES?si=sWUERR6GS2aj8zKIjqeYKw - Transmissão de Croácia x Marrocos, disputa do 3º lugar da Copa do Mundo de 2022, pelo projeto Escola de Narradores da Uerj: https://www.youtube.com/live/pc4UtorNFZA?si=6hMtPjF_5zmzAGuZ Meus hobbies são: assistir futebol, séries e leituras esportivas. Obrigado pela visita! Espero que tenha gostado de me conhecer um pouquinho melhor!
Brasileirão Série A tem 8 técnicos estrangeiros em 2024; confira

Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - (Cesar Greco/Palmeiras)

A contratação de treinadores estrangeiros se tornou uma marca do Brasileirão Série A. Neste início de temporada, oito das 20 equipes que disputarão a competição são comandadas por técnicos de fora do país. 

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Os argentinos são maioria na lista com quatro representantes: Eduardo Coudet (Internacional), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Ramón Díaz (Vasco) e Nicolás Larcamón (Cruzeiro). 

Os portugueses aparecem logo em seguida com três nomes: Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Corinthians) e Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino). O colombiano Juan Carlos Osorio (Athletico-PR) completa a lista.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

No Brasileirão Série A de 2023, os treinadores estrangeiros foram maioria pela primeira vez na história da competição: 11 dos comandantes das 20 equipes do campeonato eram de fora do país. 

Conheça os treinadores estrangeiros do Brasileirão Série A 2024

Abel Ferreira – Palmeiras

Abel Ferreira é o treinador mais longevo do Brasileirão Série A, inclusive entre os brasileiros. Há pouco mais de três anos no comando do Verdão, o português conquistou nove títulos, sendo duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros (é o atual campeão) e uma Copa do Brasil. Abel tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2025.

António Oliveira – Corinthians

Também português, António Oliveira foi anunciado como técnico do Corinthians, mas, no Brasil, o treinador já teve passagens por Athletico-PR, Coritiba e Cuiabá, onde teve seu trabalho de maior destaque. Na temporada passada, António Oliveira terminou o Brasileirão na 12ª posição com o Dourado. Ele chega ao Timão como substituto do Mano Menezes. 

PUBLICIDADE

Eduardo Coudet – Internacional

Velho conhecido da torcida Colorada, Eduardo Coudet retornou ao clube em 2023, curiosamente também para substituir Mano Menezes. O argentino levou o Internacional à semifinal da Libertadores, mas foi eliminado pelo Fluminense após uma virada no final do jogo de volta, em casa. No Brasileirão, o Internacional terminou na 9ª posição. O treinador já teve passagens por clubes como Atlético-MG, Celta de Vigo (Espanha) e Racing (Argentina).

PUBLICIDADE

Juan Carlos Osorio – Athletico-PR

Juan Carlos Osorio iniciou o ano de 2024 como treinador do Athletico-PR. No Brasil, Osorio foi treinador do São Paulo por um curto período em 2015. Ele deixou o Tricolor para assumir a seleção do México, onde ficou até o final da Copa do Mundo de 2018. Osorio estava no Zamalek, do Egito, e volta ao futebol brasileiro após nove anos.

Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza

Vojvoda é o segundo técnico mais longevo da lista. O argentino assumiu o Fortaleza no meio de 2021 e acumula bons resultados desde então, como o título da Copa do Nordeste de 2022 e a disputa da final da Sul-Americana de 2023. A primeira decisão da competição na história do clube. Após derrota para a LDU, nos pênaltis, o Fortaleza ficou com a vice-colocação. 

Nicolás Larcamón – Cruzeiro 

Aos 39 anos, o argentino foi contratado para ser o treinador da Raposa em 2024. Larcamón estava no León (México), onde acumulou 51 jogos, 23 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Com pouco tempo de trabalho, o treinador segue invicto no Cruzeiro e conquistou uma vitória no clássico contra o Atlético-MG, na casa do rival. 

Pedro Caixinha – Red Bull Bragantino

No Brasileirão Série A de 2023, o português levou o Red Bull Bragantino para a 2ª posição e a disputa da liderança com o Botafogo. No entanto, o Massa Bruta terminou o campeonato na 6ª colocação. Esta é a primeira passagem de Caixinha no futebol brasileiro.

PUBLICIDADE

Ramón Díaz – Vasco 

Ramón Diaz chegou ao Vasco no meio de 2023 com a dura missão de livrar o time do rebaixamento, o que conseguiu cumprir. Em 2020, Díaz teve uma passagem pelo Botafogo, mas sequer chegou a estrear pelo clube.

Na ocasião, o treinador enfrentou um problema de saúde e não pôde assumir a equipe. O Botafogo optou por não esperar o retorno de Ramón e demitiu a comissão técnica após três jogos.

Better Collective