Abel Ferreira, técnico do Palmeiras - (Cesar Greco/Palmeiras)
A contratação de treinadores estrangeiros se tornou uma marca do Brasileirão Série A. Neste início de temporada, oito das 20 equipes que disputarão a competição são comandadas por técnicos de fora do país.
Os argentinos são maioria na lista com quatro representantes: Eduardo Coudet (Internacional), Juan Pablo Vojvoda (Fortaleza), Ramón Díaz (Vasco) e Nicolás Larcamón (Cruzeiro).
Os portugueses aparecem logo em seguida com três nomes: Abel Ferreira (Palmeiras), António Oliveira (Corinthians) e Pedro Caixinha (Red Bull Bragantino). O colombiano Juan Carlos Osorio (Athletico-PR) completa a lista.
No Brasileirão Série A de 2023, os treinadores estrangeiros foram maioria pela primeira vez na história da competição: 11 dos comandantes das 20 equipes do campeonato eram de fora do país.
Conheça os treinadores estrangeiros do Brasileirão Série A 2024
Abel Ferreira – Palmeiras
Abel Ferreira é o treinador mais longevo do Brasileirão Série A, inclusive entre os brasileiros. Há pouco mais de três anos no comando do Verdão, o português conquistou nove títulos, sendo duas Libertadores, dois Campeonatos Brasileiros (é o atual campeão) e uma Copa do Brasil. Abel tem contrato com o Palmeiras até o fim de 2025.
António Oliveira – Corinthians
Também português, António Oliveira foi anunciado como técnico do Corinthians, mas, no Brasil, o treinador já teve passagens por Athletico-PR, Coritiba e Cuiabá, onde teve seu trabalho de maior destaque. Na temporada passada, António Oliveira terminou o Brasileirão na 12ª posição com o Dourado. Ele chega ao Timão como substituto do Mano Menezes.
Eduardo Coudet – Internacional
Velho conhecido da torcida Colorada, Eduardo Coudet retornou ao clube em 2023, curiosamente também para substituir Mano Menezes. O argentino levou o Internacional à semifinal da Libertadores, mas foi eliminado pelo Fluminense após uma virada no final do jogo de volta, em casa. No Brasileirão, o Internacional terminou na 9ª posição. O treinador já teve passagens por clubes como Atlético-MG, Celta de Vigo (Espanha) e Racing (Argentina).
Juan Carlos Osorio – Athletico-PR
Juan Carlos Osorio iniciou o ano de 2024 como treinador do Athletico-PR. No Brasil, Osorio foi treinador do São Paulo por um curto período em 2015. Ele deixou o Tricolor para assumir a seleção do México, onde ficou até o final da Copa do Mundo de 2018. Osorio estava no Zamalek, do Egito, e volta ao futebol brasileiro após nove anos.
Juan Pablo Vojvoda – Fortaleza
Vojvoda é o segundo técnico mais longevo da lista. O argentino assumiu o Fortaleza no meio de 2021 e acumula bons resultados desde então, como o título da Copa do Nordeste de 2022 e a disputa da final da Sul-Americana de 2023. A primeira decisão da competição na história do clube. Após derrota para a LDU, nos pênaltis, o Fortaleza ficou com a vice-colocação.
Nicolás Larcamón – Cruzeiro
Aos 39 anos, o argentino foi contratado para ser o treinador da Raposa em 2024. Larcamón estava no León (México), onde acumulou 51 jogos, 23 vitórias, 12 empates e 16 derrotas. Com pouco tempo de trabalho, o treinador segue invicto no Cruzeiro e conquistou uma vitória no clássico contra o Atlético-MG, na casa do rival.
Pedro Caixinha – Red Bull Bragantino
No Brasileirão Série A de 2023, o português levou o Red Bull Bragantino para a 2ª posição e a disputa da liderança com o Botafogo. No entanto, o Massa Bruta terminou o campeonato na 6ª colocação. Esta é a primeira passagem de Caixinha no futebol brasileiro.
Ramón Díaz – Vasco
Ramón Diaz chegou ao Vasco no meio de 2023 com a dura missão de livrar o time do rebaixamento, o que conseguiu cumprir. Em 2020, Díaz teve uma passagem pelo Botafogo, mas sequer chegou a estrear pelo clube.
Na ocasião, o treinador enfrentou um problema de saúde e não pôde assumir a equipe. O Botafogo optou por não esperar o retorno de Ramón e demitiu a comissão técnica após três jogos.

