Taça da Copa do Brasil (Lucas Figueiredo/CBF)
Nesta semana, cinco equipes campeãs da Copa do Brasil vão estrear na competição. A primeira fase continua nesta terça-feira (27), com dois times que já levantaram a taça, Vasco da Gama e Juventude.
O Vasco da Gama conquistou o título da edição de 2011, em confronto movimentado diante do Coritiba. A equipe carioca enfrenta o Marcílio Dias, nesta terça-feira (27), às 21h30 (horário de Brasília), no estádio Hercílio Luz, em Itajaí, Santa Catarina.
Já o Juventude, campeão da Copa do Brasil 1999, estreia na competição diante do Iguatu-CE, nesta terça-feira (27), às 20h (horário de Brasília). A partida entre as equipes será no estádio Morenão, Ceará.
Na quarta-feira (28), outros três clubes que já conquistaram a competição entram em campo, Criciúma, Internacional e Sport. A equipe de Santa Catarina estreia diante do Operário VG, o Colorado duela com o Asa-AL e o time de Recife enfrenta o Trem-AP.
Confira abaixo os detalhes das conquistas dos cinco clubes na Copa do Brasil.
Relembre os títulos da Copa do Brasil de cada equipe
- Criciúma – 1991: o time de Santa Catarina decidiu o título da competição diante do Grêmio. No confronto de ida, a equipe catarinense ficou no empate com o Imortal pelo placar de 1 a 1. Na volta, o time venceu por 1 a 0, no Estádio Heriberto Hülse. Na ocasião, o treinador do clube era o experiente Felipão.
- Internacional – 1992: O Colorado deixou grandes times para trás na competição e disputou a final contra o Fluminense. Com uma derrota na ida e uma vitória na volta, o time de Porto Alegre foi beneficiado com o critério gol fora e ficou com o caneco.
- Juventude – 1999: A equipe de Caxias enfrentou o Botafogo na decisão, venceu o primeiro duelo em casa por 1 a 0 e ficou no empate sem gols no Maracanã, na volta.
- Sport – 2008: O Leão de Recife enfrentou o Corinthians na final e na ida perdeu pelo placar de 3 a 1. No entanto, com a qualificação do gol fora, o time nordestino ficou com o troféu ao vencer por 2 a 0, na Ilha do Retiro.
- Vasco – 2011: Com Diego Souza e companhia, o Gigante da Colina venceu no confronto de ida por 1 a 0. Já na volta, em um duelo cheio de emoções, o time carioca perdeu por 3 a 2, mas ficou com o título pelo critério gols fora de casa.

