Home Futebol Macron tenta “salvar” Ligue 1; entenda

Macron tenta “salvar” Ligue 1; entenda

Presidente da França entra na negociação dos direitos televisivos do campeonato francês com o grupo beIN Sports

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Macron tenta “salvar” Ligue 1; entenda

Emmanuel Macron, Mbappé e emir do Catar se reúnem no Palais de l'Élysée, residência oficial do presidente da França

Nos bastidores das tratativas para a venda dos direitos de transmissão da Ligue 1 para o período de 2025 a 2029, o presidente da França, Emmanuel Macron, emergiu como uma figura essencial nas tratativas. O executivo vem contribuindo efetivamente para a construção de um acordo que seja vantajoso para os clubes franceses, segundo o site Les Transferts.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Diante de um cenário de estagnação nas conversas entre a Liga de Futebol Profissional (LFP) e as emissoras interessadas, como o gigante beIN Sports, a entrada de Macron no processo promete trazer um novo ímpeto às negociações.

Ação direta do presidente

Ao tomar as rédeas dessa situação complexa, Macron tenta preservar interesses franceses em setores estratégicos, incluindo o do futebol. Sua intervenção pró-ativa para trazer beIN Sports à mesa de negociações, uma movimentação favorecida pelas relações estreitas do país com o Catar, reflete o potencial do político em ser uma carta na manga da LFP. Segundo uma fonte governamental citada pelo jornal l’Equipe, o presidente acredita que o futebol pode se tornar uma indústria ainda maior em sua nação, envolvendo áreas como turismo, moda (roupas esportivas) e entretenimento.

PUBLICIDADE
PUBLICIDADE

Essa atenção dada por Macron às questões do futebol francês busca, além obviamente de agradar os torcedores nacionais no geral, de criar um campeonato que seja capaz de, no futuro, competir com La Liga, Premier League e Bundesliga, segundo o site Goal.

Macron e Labrune negociam com beIN Sports

A participação direta do chefe de Estado tem sido fundamental nos encontros que se desenrolam entre Vincent Labrune, presidente da LFP, e os executivos da beIN Sports. Ao oferecer apoio, Macron, segundo a mídia francesa, que também é uma das interessadas no sucesso dessa negociação, deu mais poder à LFP.

PUBLICIDADE

A incursão do político no âmbito das negociações pelos direitos televisivos da Ligue 1 é um marco importante na busca por uma solução duradoura, que seja capaz de competir com outras ligas europeias.

PUBLICIDADE

Jantar com Mbappé

A especulação a respeito de uma possível transferência de Kylian Mbappé para o Real Madrid ganhou força nos últimos dias e teve o nome do presidente novamente ganhando as manchetes dos diários esportivos franceses. 

Segundo os rumores mais recentes, o jogador já poderia ter tomado a decisão de se transferir para o clube merengue na próxima janela de transferências. No entanto, ainda não há nada oficialmente definido. 

Agora, as especulações tomaram um novo rumo após um jantar que incluiu o atacante, Macron, e o emir do Catar, Tamim bin Hamad al-Thani, em meio a uma visita oficial ao Estado francês.

Outros importantes esportistas do país também foram convidados para o encontro. A RMC Sport apontou que, durante a conversa no jantar, foi mencionado por certos indivíduos que ainda não havia uma decisão final sobre o futuro do atleta. Uma cena capturada pelas câmeras ao final do evento mostrou o emir desejando boa sorte a Mbappé, enquanto Macron fez um comentário intrigante: “Você vai nos criar mais problemas”.

PUBLICIDADE

Segundo a RMC Sport, o craque ocupou um lugar de destaque na mesa, sentando-se ao quarto lugar à esquerda do presidente francês. Do outro lado, estava posicionado o chefe do PSG, Nasser Al-Khelaifi, e ao seu lado, o ex-presidente francês e notório torcedor do PSG, Nicolas Sarkozy. 

Em 2022, Macron também participou das negociações entre o clube parisiense e Mbappé. O chefe do executivo não queria perder o maior craque do país para a La Liga. A participação de Macron nas negociações com a beIN Sports ocorre em um momento parecido com o de dois anos atrás, com o Campeonato Francês prestes a perder sua maior estrela para o Espanhol.

Essa saída certamente enfraquece a LFP. Ao perceber isso, o político entrou nas negociações para tentar melhorar o acordo e, com isso, conseguir fazer com que a liga francesa se torne mais forte frente às competidoras europeias.

De acordo com o jornal espanhol AS, Macron já fechou um acordo com emir do Catar que levará o país árabe a investir 10 bilhões de euros em solo francês. Ainda segundo o AS, a saída de Mbappé poderá resultar um “prejuízo” à Ligue 1 de 140 milhões de euros e diminuir em até 20% os valores que a LFP poderia receber do acordo com a beIN Sports.

PUBLICIDADE

Atualmente, a beIN Sports paga 332 milhões de euros para ter direito de transmitir dois jogos por rodada da Ligue 1. Macron que evitar que, sem Mbappé, esse valor diminua e isso prejudique o futebol francês no geral.

Better Collective