Home Outros Esportes O que significa o aumento do teto salarial dos jogadores da NFL?

O que significa o aumento do teto salarial dos jogadores da NFL?

Reforço de 30 milhões de dólares para cada equipe vai impusionar o mercado da bola oval nas próximas semanas e movimentar os bastidores da liga

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
NFL

Kansas City Chiefs X San Francisco 49ers no Super Bowl LVIII (IMAGO / ZUMA Wire)

Na última sexta-feira (23), a NFL noticiou que o teto salarial para os clubes que disputam a competição será de 255,4 milhões de dólares, um aumento de 30 mihões para cara time no comparativo com a temporada anterior: 224,8 milhões por time.

PUBLICIDADE

Além disso, cada equipe receberá 74 milhões de dólares adicionais por performance. É muito dinheiro se pensarmos em todos os clubes envolvidos e no valor total: 10,5 bilhões de dólares!

Essa mudança levará muitos times a reestruturar suas folha salariais e buscar espaço para fazer novas contratações. De qualquer forma, todos os times da NFL terão, inicialmente, 30 milhões a mais para gastar.

PUBLICIDADE

Por exemplo, especialistas acreditam que franquias como o San Francisco 49ers, com esse aumento, teriam algo em torno de 60 milhões livres no caixa para melhorar salários de jogadores que estão na equipe e para trazer novos talentos para o elenco.

Portanto, com essa alteração, o mercado da bola oval vai esquentar muito. Tudo indica que teremos agora muitas negociações entre times e jogadores em razão dessa nova força financeira que todas as equipes receberam.

O anúncio do aumento veio em um momento no qual as equipes estão todas viajando em direção a Indianápolis para o NFL Combine. Certamente, muitos empresários de atletas e clubes vão aproveitar a “reunião” para negociar possíveis novos contratos ou mudanças de clube.

Essa turbinada financeira, segundo a rede norte-americana CBS, é resultado direto do ótimo desempenho da liga em anos pós-pandemia da Covid-19. Em 2021, a NFL negociou com as redes de televisão que outras plataformas que transmitem os jogos um acordo de 110 bilhões de dólares por 11 anos.

PUBLICIDADE

Em comunicado, a NFL afirmou que “o aumento sem precedentes de US$ 30 milhões por clube no teto salarial deste ano é o resultado do reembolso integral de todos os valores adiantados pelos clubes e diferidos pelos jogadores durante a pandemia da Covid-19, bem como de um aumento extraordinário nas receitas de mídia para a temporada de 2024”.

O novo teto salarial também vai gerar muita notícia. Agora, os torcedores têm motivos para estar entusiasmados com as negociações que seus times vão fazer.