Home Esportes Olímpicos Pré-Olímpico de boxe acontece em março na Itália e vai distribuir 49 vagas

Pré-Olímpico de boxe acontece em março na Itália e vai distribuir 49 vagas

Serão 28 vagas para os homens e 21 para mulheres; torneio começa dia 3 de março

Carlos Lemes Jr
Olá! Sou Carlos Lemes Jr e sou Jornalista formado, desde 2012, e no Torcedores, desde 2015. Matérias exclusivas pelo site publicadas nos portais IG, MSN e UOL. Escrevo sobre: futebol, mídia esportiva, tênis e basquete. Acredito que o esporte seja uma ótima ferramenta de inclusão, pois, sou cadeirante. Então, creio que uma das minhas "missões" aqui no Torcedores seja cobrir esporte paralímpico. Hobbies: ler, escrever e escutar música.
Boxe Brasil

Bia Ferreira - na foto de azul - já está garantida em Paris (Buda Mendes/Getty Images)

Uma das modalidades que mais distribui medalhas em Olímpiadas, o boxe vai começar a definir seus classificados para Paris 2024. E os primeiros atletas com “passaporte” assegurado virão do pré-olímpico de Busto Arsizio na Itália.

PUBLICIDADE

Serão 28 vagas para os homens e 21 para mulheres; torneio começa dia 3 de março e vai até o dia 11 do mesmo mês com quatro brasileiros inscritos.

Brasileiros inscritos

O País terá quatro representantes e são eles: Viviane Pereira na categoria 75kg, Luiz Oliveira “Bolinha” no certame até 57kg, já Yuri Falcão sobe ao ringue nos 63,5kg e Wanderson de Oliveira, o “Shuga” tentará sua vaga nos 71kg.

PUBLICIDADE

Todos eles disputaram os Jogos Pan-Americanos 2023, em Santiago. Viviane Pereira, Luiz Oliveira e Yuri Falcão foram medalhistas de bronze em suas categorias, enquanto Wanderson de Oliveira foi eliminado nas oitavas de final.

“Eu sou muito exigente. No Pan eu fui medalhista, uma conquista importante para mim, mas eu quero mais. Qualquer objetivo que eu alcance, eu quero ainda mais, então obter a vaga (Olímpica) será uma grande conquista”, disse Viviane Pereira para as redes sociais da Confederação Brasileira de Boxe.

Bolinha e Yuri tem a modalidade na família

O curioso é que tanto Luiz “Bolinha” Oliveira e Yuri Falcão tem contato com a chamada “nobre arte”, desde cedo: enquanto, Luiz é neto de Servilio de Oliveira, primeiro medalhista olímpico (de bronze) do boxe brasileiro, nos Jogos da Cidade do México, em 1968, os tios de Yuri quebraram esse jejum. Esquiva foi medalha de prata em Londres 2012 e Yamaguchi conquistou o bronze na mesma edição dos Jogos. Mas obviamente em diferentes categorias.

Categorias em disputa na Itália

Torneio Masculino

51kg – 4 vagas

PUBLICIDADE

57kg – 4 vagas

63.5kg – 4 vagas

71kg – 4 vagas

80kg – 4 vagas

PUBLICIDADE

92kg – 4 vagas

+92kg – 4 vagas

Torneio Feminino

50kg – 4 vagas

54kg – 4 vagas

PUBLICIDADE

57kg – 2 vagas

60kg – 3 vagas

66kg – 4 vagas

75kg – 4 vagas

PUBLICIDADE

Pugilistas terão outra oportunidade de vaga

Embora este seja o primeiro Pré-Olímpico da modalidade (o segundo acontecerá na Tailândia, de 26 de maio a 2 de junho), esta não é a primeira oportunidade que os boxeadores tiveram de garantir uma vaga nos Jogos, com eliminatórias continentais como os Jogos Pan-Americanos 2023, que definiram o primeiro conjunto de atletas a assegurar as cotas do boxe.