Cruzeiro eliminado da Copa do Brasil 2024 - Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro
No segundo dia de jogos da Copa do Brasil 2024, o Sousa-PB protagonizou uma das maiores “zebras” da história da competição. Debaixo de forte chuva, o Dinossauro derrotou a Raposa por 2 a 0 na noite da última quarta-feira, no estádio Marizão, em duelo da primeira fase da competição.
Os gols foram marcados nos minutos finais da partida – ambos por Danilo Bala.
Não foi só o Cruzeiro! Em mais de 30 anos de Copa do Brasil houve muitas zebras. O Torcedores.com relembrará as principais abaixo:
2002 – ASA-AL elimina Palmeiras em pleno Palestra Itália
O time alagoano surpreendeu no jogo de ida com vitória por 1 a 0, em Arapiraca. Na volta, o Palmeiras venceu por 2 a 1, mas quem avançou de fase na Copa do Brasil foi o ASA-AL, graças ao critério de gol marcado fora de casa.
2004 – Vasco não escapa de vexame contra o XV de Novembro-RS
No jogo de ida, em Campo Bom, o Vasco empatou por 1 a 1, mas foi atropelado em pleno São Januário com derrota por 3 a 0 e deu adeus à Copa do Brasil.
2004 – Santo André fica com o título da Copa do Brasil após vencer o Flamengo
O Santo André, que na mesma edição havia eliminado o Palmeiras, chegou à grande decisão e calou o Maracanã com vitória por 2 a 0 contra o Flamengo. O jogo de ida, no Bruno José Daniel, terminou empatado por 2 a 2.
2005 – Fluminense é surpreendido pelo Paulista na decisão
Um ano após a zebra Santo André, o modesto Paulista surpreendeu o Fluminense na grande decisão. No jogo de ida, a equipe paulista venceu por 2 a 0, em Jundiaí, e ficou com o título da Copa do Brasil após segurar empate sem gols, em São Januário.
2009 – Santos sucumbe ao CSA-AL
Neymar estava no início de carreira e nem mesmo a presença do jovem craque em campo foi suficiente para o Santos avançar à terceira fase da Copa do Brasil. O Peixe foi derrotado em casa pelo CSA (1 a 0).
2020 – Atlético-MG é eliminado pelo Afogados-PE
O Atlético-MG empatou por 2 a 2 contra o Afogados no tempo normal. Na disputa por pênaltis, o time pernambucano levou a melhor e eliminou o Galo. A queda fora de casa ocasionou as demissões do técnico Rafael Dudamel, do diretor executivo de futebol Rui Costa e do gerente de futebol Marques.
2021 – Cruzeiro sofre eliminação contra o Juazeirense
Três anos antes da queda para o Sousa, o Cruzeiro foi eliminado pelo Juazeirense-BA na terceira fase da Copa do Brasil. No jogo de ida, no Mineirão, a Raposa venceu por 1 a 0. Na volta, o time baiano devolveu o placar e venceu na disputa por pênaltis.
2022 – Grêmio cai para o Mirassol
Em jogo único no Campos Maia pela primeira fase, o Mirassol bateu o Tricolor Gaúcho por 3 a 2, tendo revertido o placar duas vezes.
2022 – Internacional é eliminado pelo Globo-RN
Assim como o arquirrival Grêmio, o Internacional foi surpreendido na mesma edição por um adversário bem inferior. O Globo-RN levou a melhor com vitória por 2 a 0, dentro de casa, logo na rodada inaugural.

