Home Futebol Saiba mais sobre António Oliveira, perto de ser anunciado como novo técnico do Corinthians

Saiba mais sobre António Oliveira, perto de ser anunciado como novo técnico do Corinthians

Timão acertou a contratação do comandante português que vinha executando bom trabalho no Cuiabá

Rafael Alaby
Rafael Alaby é jornalista diplomado pela FIAM (Faculdades Integradas Alcântara Machado), com passagens pela Chefia de Reportagem de Esportes, da TV Bandeirantes, em São Paulo e site KiGOL. Pós-graduado em Jornalismo Esportivo e Negócios do Esporte (FMU)
Antônio Oliveira

António Oliveira, técnico do Cuiabá. (Asscom Dourado)

O Corinthians deve oficializar nas próximas horas a contratação do técnico português António Oliveira como substituto de Mano Menezes, demitido na última segunda-feira após sequência de resultados ruins no Paulistão.

PUBLICIDADE

Natural de Lisboa, capital de Portugal, Oliveira assumiu o Cuiabá após curta passagem pelo Coritiba no início do Brasileirão 2023 e foi responsável pela melhor campanha do Dourado na história da competição: o 12º lugar.

A multa rescisória dele é considerada baixa pela diretoria – R$ 1,1 milhão, segundo o portal GE.

PUBLICIDADE

O profissional de 41 anos tem carreira curta como treinador. A primeira experiência foi no Athletico-PR, entre 2020 e 2021. Antes de assumir o Cuiabá, Oliveira treinou o Benfica B e o Coritiba.

Jogador de pouca expressão no futebol português, António Oliveira encerrou a carreira em 2011, após passagem pelo Fabril Barreiro.

Após período de estudos, o lisboeta teve experiências como auxiliar-técnico trabalhando no Tractor Club, do Irã, Rudar, da Eslovênia, Kazma SC, do Kuwait, Santos e Athletico-PR.

Números de António Oliveira como técnico do Athletico-PR

Oliveira entregou o cargo em setembro de 2021 após a eliminação do Furacão para o Cascavel na semifinal do Campeonato Paranaense. No período, foram 21 jogos, com sete empates e 12 derrotas, rendendo em aproveitamento de 58%. Ele comandou a equipe na maior parte da campanha vitoriosa que rendeu o título da Copa Sul-Americana 2021.

PUBLICIDADE

Desempenho no Cuiabá

Oliveira comandou o Cuiabá em 36 jogos, com 15 vitórias, 10 empates e 11 derrotas e via Brasileirão classificou o time à Copa Sul-Americana 2024.

Na temporada 2024, o treinador comandou o Dourado em cinco jogos do Campeonato Mato-Grossense, com três vitórias e dois empates.

18+ | Jogue com responsabilidade | Aplicam-se os Termos e Condições | Conteúdo comercial