Home Futebol Abel Braga revela jogador do futebol brasileiro que “renasceu” após perder gordura

Abel Braga revela jogador do futebol brasileiro que “renasceu” após perder gordura

Ex-treinador relembra última passagem pelo comando do Fluminense, que precedeu a chegada de Fernando Diniz ao clube

Marcel Rauen
Jornalista esportivo formado na Universidade Estadual de Londrina (UEL). Fã e praticante de esportes em geral, mas principalmente do futebol. No Torcedores desde 2015, escrevo basicamente sobre o dia a dia dos clubes brasileiros e sobre a mídia esportiva
abel braga

Abel Braga em entrevista ao podcast Mundo GV (Reprodução/YouTube)

Depois de um início eletrizante junto de Neymar no Santos, o futebol do meia Paulo Henrique Ganso viveu altos e baixos até recentemente, quando chegou ao Fluminense sob o comando do então treinador Abel Braga.

PUBLICIDADE

Foi com o ex-treinador que o meio-campista voltou a ter excelentes atuações, mantidas depois sob o comando de Fernando Diniz, sucessor de Abel Braga no Flu.

O segredo para a retomada de Ganso no futebol brasileiro foi contada pelo ex-comandante em entrevista ao podcast Mundo GV.

PUBLICIDADE

“Em 2022, iriam se completar cinco anos em que ele não era titular, não jogava. Só crítica, crítica, pancada, pancada. No meu primeiro dia de treino, peguei um papel com a nutricionista, quis ver o percentual de gordura do grupo. Fui direto nele. Falei com ele de forma particular: “Você tá aqui há esse tempo todo, não joga, é criticado. Não acredito que seja isso que te faça feliz. Você não quer sair do clube, mas você não pode estar com esse percentual de gordura, porque você vai passar mais um ano sem jogar”, disse o ex-treinador

Abel Braga ainda revelou que usou a nova disposição de Ganso para dar um exemplo ao restante do time e mostrar que todos devem estar envolvidos para que o time tenha sucesso.

“Ele me disse: ‘Professor, me dá duas semanas’. Começou um trabalho normal de pré-temporada, em duas semanas deu uma afinada muito boa, começou a treinar muito bem. Tive que usar aquilo… Tive não, usei essa situação no grupo, só para mostrar que aquilo ali não sou só eu querendo fazer. Eles (jogadores) precisam entender que eles têm que fazer. Tu tem que ter ajuda nesse momento, porque são muitas cabeças. Esse grupo se formou, claro que agora tem a mão e a cara do Diniz, mas se formou com a grande conduta e o profissionalismo desses atletas. Não tenho a mínima dúvida disso”, completou Abel Braga.