Home Futebol Bahia faz campanha antirracismo em apoio a Vinicius Junior; confira

Bahia faz campanha antirracismo em apoio a Vinicius Junior; confira

Esquadrão de Aço declarou apoio ao atacante brasileiro; jogador sofre com o racismo em jogos da La Liga

Bruno Bravo Duarte
Bruno Bravo Duarte é um jornalista que atua como editor, redator e repórter há mais de dez anos. Formado em Comunicação Social com habilitação em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá em 2004, teve passagens por EQI Investimentos, Naspistas.com, Jornal Povo, Jornal do Rock e Niterói TV. Atualmente no Torcedores.com
Vinícius Júnior - Seleção Brasileira

Vini Júnior em ação pela seleção brasileira (Catherine Ivill/Getty Images)

Vítima recorrente de racismo, Vinicius Júnior, do Real Madrid, chorou em uma entrevista coletiva na véspera do amistoso entre Brasil e Espanha. Em apoio ao brasileiro, o Bahia iniciou uma campanha antirrascismo no futebol nesta segunda-feira (25).

PUBLICIDADE

“O racismo mata e depoimentos como o de Vinicius Júnior, referência do futebol brasileiro e ídolo de meninos e meninas do nosso país, são um atestado do poder devastador do preconceito. O mundo do futebol precisa dar uma resposta, com ações que protejam as vítimas, promovam conscientização e repreendam os agressores. O Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade a Vini Jr. e a todos os pretos e pretas, principalmente os anônimos, que sofrem diariamente com essa praga social”, compartilhou o Bahia em sua conta no “X”, antigo Twitter.

Vinicius Júnior e a intolerância racial na Espanha

O atacante brasileiro sofre com o preconceito imposto pelos torcedores adversários há mais de um ano. No último caso, adeptos do Atlético de Madrid entoaram cânticos contra Vini Júnior enquanto aguardavam o ingresso no estádio para o jogo entre o Colchonero e a Inter de Milão, válido pela Champions League.

Esta e outras ofensas contra o atacante são motivos de preocupação para o amistoso entre o Brasil e a Espanha nesta semana. Vini abordou o fato, demonstrando grande tristeza diante da imprensa.

“É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar”, iniciou o jogador do Real Madrid. Na sequência, Vinícius Júnior citou o preconceito racial contra todos os negros, o que macula o esporte e a sociedade com um todo.

PUBLICIDADE

“Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo”, concluiu.

Brasil e Espanha estarão em campo nesta terça-feira, às 17h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri.

Better Collective