Home Futebol Bahia faz campanha antirracismo em apoio a Vinicius Junior; confira

Bahia faz campanha antirracismo em apoio a Vinicius Junior; confira

Esquadrão de Aço declarou apoio ao atacante brasileiro; jogador sofre com o racismo em jogos da La Liga

Bruno Bravo Duarte
Jornalista e editor com atuação nos portais Torcedores.com e Naspistas.com. Teve passagens por Euqueroinvestir.com, Jornal Povo, Niterói TV, Jornal A Orla e Jornal do Rock. Apaixonado por futebol e automobilismo, torcedor do América-RJ, tifosi de carteirinha e Youtuber nas horas vagas.
Vinícius Júnior - Seleção Brasileira

Vini Júnior em ação pela seleção brasileira (Catherine Ivill/Getty Images)

Vítima recorrente de racismo, Vinicius Júnior, do Real Madrid, chorou em uma entrevista coletiva na véspera do amistoso entre Brasil e Espanha. Em apoio ao brasileiro, o Bahia iniciou uma campanha antirrascismo no futebol nesta segunda-feira (25).

PUBLICIDADE

“O racismo mata e depoimentos como o de Vinicius Júnior, referência do futebol brasileiro e ídolo de meninos e meninas do nosso país, são um atestado do poder devastador do preconceito. O mundo do futebol precisa dar uma resposta, com ações que protejam as vítimas, promovam conscientização e repreendam os agressores. O Esporte Clube Bahia manifesta solidariedade a Vini Jr. e a todos os pretos e pretas, principalmente os anônimos, que sofrem diariamente com essa praga social”, compartilhou o Bahia em sua conta no “X”, antigo Twitter.

Vinicius Júnior e a intolerância racial na Espanha

O atacante brasileiro sofre com o preconceito imposto pelos torcedores adversários há mais de um ano. No último caso, adeptos do Atlético de Madrid entoaram cânticos contra Vini Júnior enquanto aguardavam o ingresso no estádio para o jogo entre o Colchonero e a Inter de Milão, válido pela Champions League.

Esta e outras ofensas contra o atacante são motivos de preocupação para o amistoso entre o Brasil e a Espanha nesta semana. Vini abordou o fato, demonstrando grande tristeza diante da imprensa.

“É cada vez mais triste. Cada vez eu tenho menos vontade de jogar”, iniciou o jogador do Real Madrid. Na sequência, Vinícius Júnior citou o preconceito racial contra todos os negros, o que macula o esporte e a sociedade com um todo.

PUBLICIDADE

“Acredito que seja muito triste tudo que eu venho passando a cada jogo, a cada dia, a cada denúncia vai aumentando. É muito triste, não só eu, mas todos os negros que sofrem no dia a dia. O racismo verbal é minoria perto de tudo que os negros passam no mundo”, concluiu.

Brasil e Espanha estarão em campo nesta terça-feira, às 17h30 (de Brasília), no Santiago Bernabéu, em Madri.