Home Futebol Brasil só tem um goleador nas principais ligas europeias nos últimos 15 anos

Brasil só tem um goleador nas principais ligas europeias nos últimos 15 anos

Somente Nenê alcançou o feito na temporada 2011/2012 pelo Paris Saint-Germain; hoje só Richarlison disputa artilharia no Velho Continente

Victor Rocha
Tenho paixão pelo jornalismo esportivo. Trabalho há mais de 10 anos na área de comunicação e já escrevi para sites como R7, Yahoo! e atuei na agência de relações públicas CDI. Possuo formação em Análise de Desempenho pela CBF Academy e participei como pesquisador do livro Doutor Sócrates, de Andrew Downie.
Mapa de artilheiros nas ligas europeias

Torcedores.com apresenta mapa de artilheiros nas ligas europeias

O futebol brasileiro, que sempre foi um conhecido celeiro de grandes artilheiros como Pelé, Ronaldo, Romário, Careca, Serginho Chulapa e Roberto Dinamite, entre tantos outros, vive uma verdadeira escassez de artilheiros. Nas cinco principais ligas europeias, desde que Grafite foi artilheiro do Campeonato Alemão em 2009, somente um brasileiro conseguiu tal feito: o meia Nenê, pelo Paris Saint-Germain, na liga francesa da temporada 2011/22. Estes e outros dados foram obtidos por levantamento exclusivo do Torcedores.com, que também conversou com goleadores históricos sobre o tema.

PUBLICIDADE

Quais fatores explicam tal seca? Washington, o Coração Valente, maior artilheiro de uma única edição do Campeonato Brasileiro com 34 gols, em 2004, pelo Athletico Paranaense, enxerga que o problema é a nível estrutural.

“Vejo o momento do futebol brasileiro com preocupação. E acredito que vamos passar por dificuldades por um tempo ainda. Não conseguimos mais ter o desempenho de antes nas Copas do Mundo e a base, que sempre foi o nosso forte, você vê, não conseguiu se classificar para os Jogos Olímpicos. É o momento de as pessoas pararem para ver o que está acontecendo. Para mim, é uma questão de formação, está muito difícil ver centroavantes de qualidade aqui e o Brasil sempre teve esses jogadores. O Brasil só revela jogadores que atacam e voltam para marcar”, aponta.

PUBLICIDADE

O futebol atual exige maior distribuição dos autores dos gols e fica restrito à exceções como Messi, Cristiano Ronaldo, Lewandowski, Kane, Salah e Mbappé, assim como outros poucos jogadores que marcam muitos gols. O goleador do futebol inglês John Barnes, que atuou por dez anos no Liverpool entre as décadas de 80 e 90, opina sobre o momento atual do futebol para atacantes de área.

“O futebol brasileiro sempre teve goleadores como Ronaldo e Romário, mas o futebol moderno não é apenas sobre quem marca gols. Hoje os atacantes precisam trabalhar duro. É sempre bons jogadores que também marcam gols, mas não apenas isso. Haaland e Kane são provavelmente exceções. Salah, por exemplo, é um atacante que marca muitos gols, mas não é um atacante de área. Gabriel Jesus é provavelmente o atacante marcador de gols mais natural, mas o futebol brasileiro agora é diferente”, explica. 

Goleadores atuais 

Richarlison em jogo do Tottenham pela Premier League (IMAGO/Uk Sports Pics Ltd)

Richarlison é o brasileiro com mais gols na atual edição da Premier League, com dez gols, oito a menos que o líder Haaland. Matheus Cunha aparece com nove e João Pedro com oito, por Wolverhampton e Brighton, respectivamente. O último é também o terceiro artilheiro da Liga Europa, com seis gols. 

Na liga italiana o volante Éderson, da Atalanta, aparece como maior marcador brasileiro, com cinco gols. O artilheiro é o argentino Lautaro Martinez, com 23. Em La Liga, Vinicius Júnior é o brazuca com mais gols, com 10, seis atrás de seu companheiro de clube, Bellingham, que ocupa o topo. William José, Savinho e Rodrygo aparecem com oito cada.

PUBLICIDADE

Na liga alemã há jogadores brasileiros com um gol marcado. Na francesa, quem tem mais gols é o lateral-direito Vanderson, com dois marcados. 

Artilheiros de diferentes países superam o Brasil 

Depois que Grafite marcou 28 gols pelo Wolfsburg na Bundesliga da temporada 2008/09, apenas Nenê, quando anotou 21 pelo PSG pela Ligue 1 em 2012, alcançou uma artilharia na Europa.

Senegal, Gabão, Bósnia, Egito, Holanda e Suécia são alguns dos países que tiveram mais artilheiros que o Brasil no período nas cinco grandes ligas europeias.

O maior artilheiro de um único campeonato no recorte analisado foi Messi, com 50 gols, seguido por Cristiano Ronaldo, com 48. O artilheiro de uma única edição com menor número de gols foi Niang, de Senegal, que marcou 18 pelo Olympique de Marselha na temporada 2009/10. 

PUBLICIDADE