Home Futebol Bundesliga: conheça Christian Streich, lenda do Freiburg

Bundesliga: conheça Christian Streich, lenda do Freiburg

Após doze anos no cargo, técnico que é uma das figuras mais emblemáticas do futebol alemão anunciou que deixará o cargo no clube de Friburgo na Brisgóvia ao final da temporada

Renato Roschel
Editor-chefe do Torcedores.com. Há mais de 30 anos com trabalhos nas áreas de jornalismo e produção de conteúdo. Já colaborou para jornais como Folha de S. Paulo e Valor Econômico. Foi correspondente da Rádio Eldorado em Londres, editor da Revista Osesp e é tradutor, revisor, organizador e autor de diversos livros, entre eles, Literatura Livre: ensaios sobre ficções que formaram o Brasil, obra publicada pelo Sesc em 2022.
Christian Streich

Christian Streich, técnico do Freiburg, deixa o time depois de 12 anos de trabalho (IMAGO / Steinsiek.ch)

Christian Streich é uma das personalidades mais marcantes do mundo do futebol europeu, em particular da Bundesliga. Técnico do SC Freiburg desde dezembro de 2011, Streich se tornou uma lenda no clube que serviu com dedicação mesmo antes de assumir o cargo de treinador principal. 

PUBLICIDADE

Agora, depois de anunciar sua saída ao final dessa temporada, ele deixa uma marca inesquecível nos habitantes de Breisgau, depois de uma carreira que moldou o time de formas inovadoras. Com sua partida, muitos se questionam sobre quem é, afinal, Christian Streich fora dos gramados. 

Vida particular 

Apesar do treinador ter se tornado um um dos nomes mais reconhecidos e, ao mesmo tempo, mais autênticos da Bundesliga, Christian Streich mantém sua vida particular fora dos holofotes, segundo o site Wettbasis

Na Alemanha, inclusive, muitos se perguntam se ele é casado. A resposta é sim: o técnico do Freiburg é casado há muitos anos. Porém, o nome, a idade ou profissão da esposa de Streich permanecem fora do alcance público.

Desde que assumiu o controle do time principal do Freiburg, no intervalo entre o Natal e o Ano Novo de 2011, Streich estabeleceu uma distinção clara entre sua vida pessoal e profissional.

Não há registros fotográficos da esposa do comandante do clube de Friburgo na Brisgóvia nem nas arquibancadas de jogos da Bundesliga, nem em eventos do clube. 

PUBLICIDADE

Em uma entrevista exclusiva à revista Kicker, Streich se gabou das habilidades culinárias de sua parceira, mencionando que frequentemente chega em casa para encontrar as refeições já preparadas.

Streich não deixa de ressaltar, entretanto, que durante as pausas para os jogos internacionais, ele próprio gosta de colocar a mão na massa, ou até mesmo preparar refeições em conjunto com sua esposa.

Além de compartilharem a paixão pela cozinha, o casal também adora viajar nas férias e descobrir novos destinos ao redor do mundo.  

Muito pouco se sabe também a respeito dos filhos de Christian Streich, embora seja de conhecimento público que ele é um pai de dois: um filho em idade escolar e uma filha adulta. 

PUBLICIDADE

Também é notório que a família de Streich teve um papel significativo na sua decisão de se aposentar da carreira intensiva como técnico do SC Freiburg, já que a demanda de tempo do emprego o impedia de estar presente em vários eventos familiares significativos, incluindo aniversários. 

Streich, que já havia expressado o desejo de mudar este cenário no futuro e poder aproveitar mais tempo com a família.

Contratos curtos

Por anos a fio, o treinador Christian Streich renovou seu contrato com o SC Freiburg por períodos curtos, optando sempre por acordos de um ano, mesmo na Bundesliga.

Certa vez, ao responder uma entrevista à emissora SWR sobre as implicações de contratos de longo prazo, Streich revelou seu ponto de vista, segundo ele, seria irrelevante o tempo de tais contratos se o sucesso não acompanhasse a duração dos mesmos. 

PUBLICIDADE

Ele expressou uma compreensão clara de que, mesmo em Freiburg, uma sequência sem vitórias inevitavelmente levaria a questionamentos sobre mudanças na liderança. O momento de dizer adeus a Streich, entretanto, foi marcado por uma genuína nostalgia e gratidão.

O clube e os torcedores vão sentir profundamente a saída do treinador, muitos desejariam que ele continuasse enriquecendo a equipe não só com sua habilidade técnica mas também com sua presença marcante.

Antes de se tornar o técnico principal da equipe profissional na Bundesliga, Streich já era um rosto familiar no SC Freiburg, porque já havia trabalhado com as categorias de base e o time sub-19 desde 1995. Além disso, ele serviu como assistente técnico por quatro anos e meio antes de ser alçado ao posto principal.   

Amante das bicicletas e da simplicidade

Christian Streich é conhecido por não ter muito apreço pelo estilo extravagante de vida que alguns jovens jogadores de futebol adotam. Herdou de sua família, que tem raízes em uma tradicional casa de carnes, a virtude da modéstia.

PUBLICIDADE

Essa atitude se reflete na sua relação com carros. Em uma entrevista para a revista ‘Kicker’ em 2021, Streich compartilhou algumas reflexões sobre o assunto: “Nunca me preocupei com dinheiro. Simplesmente vivi a vida, por muito tempo sem carro, até que eventualmente comprei um Peugeot modesto.”

Ele também mencionou que não dá valor a ostentações e que sempre priorizou ter recursos suficientes para desfrutar de prazeres simples como sair para jantar ou viajar. Em vez de se encontrar ao volante de um veículo, é muito mais comum ver o ex-treinador de Freiburg pedalando sua bicicleta.

Um caso emblemático foi quando o ex-recém-chegado ao Freiburg, Ermedin Demirovic, apareceu treinando em um novíssimo Mercedes AMG GT-R, com seus 600 cavalos de potência e custando uma pequena fortuna.

Em um dia aparentemente tranquilo na região idílica da Floresta Negra, a chegada de um jogador de futebol com um carro avaliado em milhares de euros tornou-se rapidamente um ponto focal para os jornalistas presentes.

PUBLICIDADE

Christian Streich, personagem principal desta pequena história, foi abordado durante uma coletiva de imprensa sobre a aquisição luxuosa feita por seu jogador.

“A autonomia de Demi para decidir como gastar o seu dinheiro é um reflexo da liberdade que temos em nosso país. Não há necessidade de defendê-lo. A regra é clara: pague seus impostos e use o dinheiro como quiser”, disse Streich, demonstrando uma postura liberal em relação às escolhas financeiras de seus comandados.   

Streich sempre foi muito claro quando o assunto é política

Não é novidade que técnico icônico da Bundesliga e do SC Freiburg aproveitava suas coletivas de imprensa para expressar opiniões sobre temas de relevância social.

Sua franqueza e disposição para falar sobre política e outros assuntos, mesmo correndo o risco de gerar polêmica, são características marcantes de sua personalidade pública.

PUBLICIDADE

Ele não tem medo de manifestar sua posição, especialmente quando se trata de demonstrar sua preocupação com o crescimento da extrema direita na política alemã e europeia. 

Falando sobre a Alemanha em uma entrevista para a RTL, Streich foi firmequanto aos riscos de posicionamentos e ideais extremistas.

“Agora temos os agitadores tentando encontrar uma plataforma para ganhar poder. Eles polarizam, apresentam tudo de uma maneira negativa e se apoiam em acusações abomináveis. Precisamos lutar para que um partido de extrema direita não consiga chegar ao poder”, disse Streich. 

A manutenção da democracia sempre foi apontada pelo treinador como um valor supremo, algo que ele reitera incansavelmente nas suas coletivas. 

PUBLICIDADE

A reflexão que o lendário técnico do Freiburg nos oferece é a de que não devemos esperar uma tragédia para agir em defesa dos valores democráticos. 

Outra marca das coletivas do treinador era a contínua preocupação em manter viva a memória dos eventos passados — Streich conhece profundamente história e literatura alemã — disciplinas que ele estudou na universidade com a mesma paixão que hoje orienta jogadores. 

Streich valoriza as histórias familiares que recebeu, em especial aquelas contadas por sua avó, e tem clara consciência de que o esquecimento é um risco iminente quando testemunhas de um determinado período histórico desaparecem. 

Para ele, o silêncio sobre temas políticos polêmicos não é uma opção. Ele observa com preocupação a apatia política entre os mais jovens e assume a posição de incentivador cívico, instando-os a exercerem seu direito de voto e a se envolverem com as questões que desenham o futuro de sua comunidade e país.  

PUBLICIDADE