Comentarista aponta times destaques do Brasil - Reprodução/YouTube
A supremacia do futebol brasileiro nestes últimos anos se resumiu a três clubes: Palmeiras, Flamengo e Atlético. Com projetos consistentes e elencos tecnicamente superior aos demais, alternaram entre os títulos da Libertadores, Copa do Brasil e Brasileirão. Para esta temporada, porém, Walter Casagrande enxerga apenas dois destes que são capazes de seguir empilhando taças.
De forma até unânime na mídia esportiva, Flamengo e Palmeiras parecem mesmo estar num degrau acima dos demais concorrentes. Para Casão, o Rubro-Negro possui um vasto número de atletas de um nível absurdo. Por outro lado, acredita que o Verdão é o único capaz de entrar na disputa.
“Por bola, pelo time que já tem, na minha visão tecnicamente disputa todos os títulos. O concorrente do Flamengo continua sendo o Palmeiras pela competência do Abel Ferreira, o modo que ele trabalha o foco dos jogadores, a competitividade que o time tem. É um time competitivo”, afirmou Casagrande, no UOL Esporte.
“Toda hora que as pessoas acham que o Palmeiras está morto ele vai lá e ganha um título. O ano passado foi a maior mostra disso. Estava lá atrás, morto, foi eliminado pelo Boca Juniors. Todo mundo estava preparado para pular no pesço da Leila, Abel…Cara foi lá e ganhou o Campeonato Brasileiro. O Palmeiras é o grande concorrente do Flamengo, mas de forma diferente”, acrescenta.
Casagrande aponta “virada de chave” no Flamengo
Em 2023, o Flamengo não se encontrou com Vítor Pereira e tampouco com Jorge Sampaoli. Tite, além da capacidade técnica e currículo, rapidamente conseguiu transformar o ambiente de forma positiva, ponto este fraco do seu antecessor.
“Foram erros de escolhas da direção, do Marcos Braz. Erro de direção e controle de grupo. Os jogadores faziam o que eles queriam, panela. Por isso as coisas não aconteciam, o time não andava. O Flamengo precisava de um treinador maior que os caras. É o Tite, ele controla ambiente”, diz Casagrande.
“Tecnicamente, o Flamengo eu acho superior a todos os times da América do Sul. Agora, no lado competitivo eu acho o Palmeiras ainda superior neste ponto. Eu acredito que gira nestes dois”, finalizou.

