Comentarista elege as principais forças do Brasil hoje - Reprodução / YouTube
O nível dos estaduais muitas vezes não é levado em conta antes de uma avaliação profunda, mas ao mesmo tempo apresenta indícios se o trabalho está ou não no caminho certo. Para o colunista Walter Casagrande, por exemplo, é possível indicar quais equipes ocupam hoje o posto de melhores do Brasil na atualidade.
Em texto opinativo publicado no UOL Esporte, Casão é direto ao eleger Flamengo e Palmeiras como grandes times do futebol brasileiro. Além da consistência e técnica que ambos os times possuem, o comentarista destaca também quais os responsáveis por tocar os respectivos projetos: Tite e Abel Ferreira.
No Rio de Janeiro, o Flamengo é finalista depois de eliminar o Fluminense neste final de semana. Depois de vencer por 2 a 0 o jogo de ida, o Rubro-Negro segurou o empate que já era o suficiente. Pela frente, o Nova Iguaçu que surpreendeu o Vasco na outra semifinal.
“O Flamengo é muito favorito no Carioca. O Tite organizou bem o seu time taticamente, pacificou o ambiente e aí aparece o alto nível técnico de seus jogadores”, aponta Casagrande.
Enquanto isso, no Paulistão, o Palmeiras justificou o favoritismo com a melhor campanha da primeira fase. Invicto, o Verdão recebeu a Ponte Preta pelas quartas de final e com muita facilidade venceu a Macaca por 5 a 1. Na semifinal, encara o Nororizontino que foi o algoz do São Paulo.
Com 10 gols, Flaco López tem sido o grande destaque do Palmeiras em 2024. “Beleza, vão dizer que o campeonato estadual não é parâmetro, mas outros atacantes não fizeram nem a metade dos gols que ele já fez na temporada”, lembra Casão.
Casagrande elege meia diferenciado atuando no Brasil
Durante o UOL Esporte News, na semana passada, Walter Casagrande apontou De La Cruz como a peça que faltava no time do Flamengo. Ex-River Plate, o meia oferece a Tite uma dinâmica que não era vista em 2023. Casa considera uma grande contratação feita pela diretoria rubro-negra.
“Eu sempre achei o time do Flamengo forte, só que, além de um treinador maior que os jogadores, faltava um cara no meio-campo que tivesse uma dinâmica maior de pegar a bola da defesa e levar ao ataque com rapidez, velocidade. Esse cara é o De La Cruz, ele está fazendo total diferença neste time do Flamengo”, opina Casagrande.

