O Arsenal garantiu a passagem para as quartas de final da Champions League com uma vitória nos pênaltis sobre o Porto, em decisão que deve dois erros de brasileiros convocados para a seleção brasileira.
Após uma vitória simples por 1 a 0 no tempo normal, o Arsenal foi muito bem nas penalidades, acertando quatro. Enquanto isso, o Porto começou mal com o lateral-esquerdo brasileiro Wendell errando a segunda cobrança dos portugueses. No lance em questão, a bola bateu na trave e o goleiro David Raya ainda contou com a sorte para fazer a defesa.
Posteriormente, na penalidade decisiva, o brasileiro Galeno, recentemente convocado para substituir justamente Martinelli, lesionado, no Arsenal, desperdiçou mais uma, decretando a vitória dos ingleses e a classificação para a próxima fase da competição.
Arsenal garantiu sua classificação para as quartas da Champions após 14 anos
Após o jogo, houve muita festa no Emirates Stadium e isso não foi à toa. Pela primeira vez após 14 anos, os gunners conseguem uma das vagas nas quartas de final. Na última vez em que isso havia acontecido, foi justamente contra o Porto, na temporada 2009/10.
Vale destacar que os ingleses têm muita tradição na competição, mesmo nunca tendo conquistado o título. Em 2004/2005, o Arsenal chegou na decisão contra o Barcelona, sendo comandado na época pelo craque francês Thierry Henry.
Como foi a vitória do Arsenal na Liga dos Campeões?
A classificação não foi nada fácil. A partida começou com o Arsenal pressionando muito o adversário, criando boas chances com Odegaard e Saka. Apesar disso, foi somente aos 40 minutos que os donos da casa saíram na frente com gol de Trossard, que aconteceu após jogada genial do meio-campista norueguês.
Os gunners ainda chegaram a ampliar a vantagem no segundo tempo, quando Odegaard marcou de fora da área. Apesar disso, o árbitro assinalou irregularidade no ataque, anulando o gol que garantiria a classificação direta.
Com isso, a partida se encaminhou para a prorrogação e pênalti, terminando com a vitória emocionante do Arsenal.