Home Futebol Ex-Vasco diz que Vinícius Júnior não sofre racismo: “Ele tem que resolver isso”

Ex-Vasco diz que Vinícius Júnior não sofre racismo: “Ele tem que resolver isso”

Naturalizado espanhol, Donato disse ainda que o atacante da seleção brasileira deveria “perdoar e pensar em jogar futebol”

Matheus Camargo
Jornalista formado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL), colaborador do Torcedores.com desde 2016. Radialista na Paiquerê 91,7.
vinicius-junior-selecao-choro-coletiva

Vinícius Júnior chora em entrevista coletiva (Rafael Ribeiro / CBF)

O ex-zagueiro e volante Donato falou à imprensa espanhola antes da partida entre Brasil x Espanha, em amistoso nesta terça-feira (26), e polemizou a comentar o caso de Vinícius Júnior, que tem sofrido racismo no país europeu contra vários adversários.

PUBLICIDADE

Bicampeão carioca pelo Vasco e ídolo no futebol espanhol, onde se naturalizou e disputou a Eurocopa em 1996, Donato disse que Vinícius Júnior “tem que resolver isso” e que não se trata de racismo, mas sim de “provocação”.

“Somos fortes. Os brasileiros são fortes e eu acredito que este é um tema, que na minha opinião, ele tem que resolver. Como pode resolver? Fazendo boas partidas, gols. Não posso dizer que a Espanha é um país racista. Há racismo, há em todos os lugares. Ele vai sofrer porque é sul-americano, por sua cor. Não podemos mudar isso. O que podemos fazer é mudar nossa atitude e esquecer”, disse o ex-jogador de Atlético de Madrid e Deportivo La Coruña.

PUBLICIDADE

“Tive problemas também, mas nunca chegou a tanto. Penso que quanto mais ele fala, mais as pessoas usam isso para tentar provocar: ‘estou jogando contra um negro.’ É para provocar. A gente vai influenciar um ao outro. Como quando eu fui jogar contra o Deportivo pelo Atlético de Madrid, eu pegava na bola e começavam os gritos: ‘uh, uh, uh’ (gritos de Macaco). E subia o som. Vinícius tem que perdoar e esquecer e procurar jogar futebol, que é o que ele sabe fazer. Não é o tema de racismo, é o tema de provocação. Me chamavam de ‘sudaca’, de tudo, mas eu sei quem eu sou.”

Donato é pentacampeão da Copa do Rei da Espanha, além de campeão espanhol pelo Deportivo La Coruña e tricampeão da Supercopa da Espanha. O ex-jogador é ídolo e, hoje, cidadão espanhol.

Assista ao vídeo, compartilhado por Leonardo Bertozzi, em que Donato diz que atos contra Vinícius Júnior são “provocação”

“Donato dizendo que não é racismo, é provocação, que já acontecia com ele e ria disso, e que Vini devia perdoar e pensar em jogar. São esses os promotores do amistoso contra o racismo???”